terça-feira, 17 de maio de 2022

O NOSSO BRASILEIRO DE CADA DIA

 

Sensivelmente 200 anos depois da independência do Brasil estamos a assistir a uma verdadeira invasão de brasileiros que em mutos lugares está a alterar a sua geografia demográfica. Eles estão por todo o lado, aparecem onde há trabalho e vivem nas zonas degradadas das grandes cidades ou nos seus arrabaldes. Nas escolas, nos liceus e nos parques públicos a sua presença não passa despercebida e o seu modo de vida chega a chocar os” nossos egrégios avós”, por ser desinibido, ruidoso, açucarado e descontraído. Também temos por cá brasileiros muito ricos cuja riqueza impede que sejam tratados ou reconhecidos como tal (o dinheiro é todo igual, não tem raça, côr ou credo). Certo é que o brasileiro veio para ficar, faz parte do nosso quotidiano e é hoje tão popular quanto o foram as varinas no passado. Ontem, no decorrer dos nossos trabalhos, deparámo-nos com uma menina acompanhada pelos seus pais que observava atentamente as nossas evoluções. De imediato dirigi-me a ela e convidei-a para conduzir a pequena Akita Inu do Carlo Torres, convite que aceitou alegremente (na foto acima). Não consigo recordar-me do seu nome por não ter uma origem etimológica conhecida, mas sei que era brasileira e de uma doçura extrema. Depois de lhe ter dito adeus, continuei a pedir à classe várias formações para melhorar o desempenho dos condutores, conforme se pode ver abaixo com a Yasmine na frente.

Houve ainda lugar ao aprimoramento do tricomando básico, porque os condutores tendem com o tempo a adquirir vícios e a comprometer as exigíveis figuras de esfinge em que tanto insistimos, abandalhando as suas posturas e esbandalhando os indispensáveis alinhamentos, maus hábitos que ao invés de transformarem a técnica em arte, ao comprometê-la, acabam por dar azo a gestos caricatos e a umas quantas macacadas inusitadas.

Participaram nos trabalhos de ontem os seguintes binómios: Carlo/Tsuki; Carlos/Oliver; Jorge/Gaia; Miguel/Kira; Paulo/Bohr e Yasmine/Ouki. Hoje retomaremos o trabalho que ontem iniciámos e avançaremos para outros conforme exige o progresso escolar.

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