domingo, 22 de maio de 2022

O AUXÍLIO DAS MATRIARCAS

 

Temendo que sábado (ontem) viesse a ser um dia de calor insuportável, impróprio para se estar com os binómios ao sol, trocámos o nosso ecossistema fluvial dos últimos fins-de-semana pelo verde aprazível e fresco de um parque já nosso conhecido, onde desenvolvemos acima de tudo exercícios de capacitação e destreza física, evitando-se sempre que possível enfadonhas repetições, porque debaixo de calor a saturação canina é maior e a sua atenção menor, pelo que os trabalhos mais exigentes deverão acontecer nas estações mais frias do ano ou em ecossistemas mais frescos, onde a recuperação dos cães acontece de modo mais célere. Ainda que sejam raríssimas as alcateias e as matilhas matriarcais, a escolar que dirijo é-o por vezes e ontem foi-o mais uma vez, quando a CPA Luna e a SRD Keila serviram de guias respectivamente aos CPA’s Kira e Jonas por um longo muro afora (fotos acima e seguinte).

No verão, por razões ligadas ao aumento da temperatura, os riscos de lesão são bem menores para donos e cães, apesar de ano após ano não termos registo de nenhuma, excepção feita ao acidente da Inês, condutora do CA Oliver, que lesionou um joelho ao assentar mal um dos pés na relva (já se encontra recuperada). Com o tempo de feição e atendendo ao verde luxuriante que nos rodeava, procedemos a diferentes saltos naturais, transposições por norma do agrado dos cães. Num destes saltos surpreendemos a CPA Luna no momento da chamada, onde é possível observar a convexidade e a beleza que emprestou à transposição.

Também o veterano CPA Bohr foi convidado para saltos idênticos, perfeitamente ao seu alcance e fulcrais para o seu bem-estar e longevidade operacional. Por força da convivência doméstica, da idade e da experiência, este lobeiro que adora passar despercebido, tenta furtar-se ao trabalho sempre que possível e ainda não aprendeu a queixar-se do joelho! Não obstante é um excelente anfitrião escolar, recebendo carinhosamente os cães recém-chegados às nossas fileiras, tornando-se num verdadeiro “pai da criançada”, o que facilita deveras a sua integração escolar.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Carlo/Tsuki; Miguel/Kira; Patrícia/Keyla; Paulo/Bohr; Pedro Mortágua/Jonas; Pedro Rodrigues/Luna e Yasmine/Ouki. Perdemos o rasto ao Marcos Silva, mas esperamos voltar a encontrá-lo; o Jorge Guerreiro ou foi de viagem ou foi dar serventia a pedreiro; o Lucas deve ter ficado a escovar o CPA Bock e é possível que a Inês tenha ido prestar o louvável apoio à 3ª idade. A Ana Paula não compareceu com o Tommy porque se encontra com Covid. O trabalho foi ligeiro e todos saímos satisfeitos (cães e donos).

Sem comentários:

Enviar um comentário