Temos um
tríplice objecto quando acampamos com os cães escolares: o reforço dos vínculos
binomais, a reciclagem dos condutores e o fortalecimento do grupo escolar
visando a sua unidade. O reforço dos vínculos binomais irá acontecer pela
divisão da tenda comum, pelo desempenho nocturno e pela parceria de 24 sobre 24
horas, o que aproximará de sobremaneira condutores e cães, dotando-os da cumplicidade
necessária para qualquer serviço. A reciclagem dos condutores é algo que sempre
deverá acontecer, assim como a sua correcção e aprimoramento técnico. Por força
do trabalho colectivo, que exige igual prestação a todos os binómios, o
acampamento irá constituir-se numa excelente ocasião para a avaliação do
trabalho desenvolvido pelos condutores presentes, porque o grupo escolar é
menor e maior é a possibilidade da correcção individual.
Se
considerarmos como agentes de ensino de um cão todos os binómios escolares, que
o são de facto, então compreendemos da necessidade da unidade de propósitos
dentro do grupo, que tem a propriedade de aumentar a prestação individual pelo
contributo do colectivo. Ainda que o amatilhamento escolar aconteça sem
dificuldade pelo hábito e pela familiarização, importa “quebrar o gelo” entre
os condutores, irmaná-los no mesmo propósito e desafiá-los para o objectivo
comum, condições que o acampamento oferece pelo trabalho de equipa e convívio
apertado. Que ninguém duvide: na escola alcançam-se as classes e no acampamento
ganha-se o grupo familiar.
Sem comentários:
Enviar um comentário