quarta-feira, 20 de outubro de 2021

TOSSE DO CANIL INVADE A IRLANDA DO NORTE

 

Veterinários da Irlanda do Norte avisam que há um surto de Tosse do Canil naquele território. O vírus em questão é transportado pelo ar e altamente contagioso, desencadeando nos cães uma tosse seca, inflamação da garganta e, em alguns casos, coriza, espirros ou secreção ocular e uma ligeira letargia. Os cães mais jovens e em boa forma, tendem a superar facilmente a doença sem grandes complicações. Mas para os cachorros, para os cães mais velhos e para os que têm problemas de saúde pré-existentes, a doença pode ser muito grave, porque tem o potencial de evoluir para uma pneumonia e as consequências disso podem ser fatais para alguns. Os veterinários de Belfast e de outros lugares reportam um aumento maciço de casos de Tosse do Canil nas últimas semanas.

Os cães podem ser infectados pela doença em qualquer lugar, através de outros cães, em parques de diversão, praias e em creches e ATL’s caninos, espalhando a partir daí o vírus, que também é transmitido por bactérias em brinquedos, tigelas de comida, bebedouros e outros objectos repartidos, como bolas, churros e trapos. À semelhança das infecções torácicas humanas, uma série de bactérias e vírus diferentes podem causar a doença, que normalmente resulta da combinação de ambos, afectando o sistema respiratório dos cães, desencadeando depois a tosse.

Segundo os veterinários irlandeses, a Tosse do canil pode levar de três a quatro semanas a desaparecer e os cães podem ainda ser reinfectados. Uma vacina intranasal com duração de um ano contra esta tosse infecciosa é recomendada pelos veterinários do Ulster, especialmente para famílias que fazem exercícios com os cães em jardins ou com outros cães, dividindo tigelas de água e brinquedos ou frequentando creches, escolas e hotéis caninos. A vacina leva até 10 dias para fazer efeito e é considerada o método mais rápido para fornecer imunidade.

Se ainda não vacinou o seu cão contra a Tosse do Canil, vacine-o quanto antes, porque esta doença altamente contagiosa é prevalente no Outono e na Primavera, ocasiões em que relembramos aos nossos condutores que revacinem os seus cães anualmente, no final de setembro e/ou no início de março. Escusado será dizer que a vacina em dia contra a tosse do Canil deve ser obrigatória para todos os cães escolares. Deseja-se que os irlandeses debelem quanto antes o surto desta doença, vitória que só alcançarão com uma verdadeira campanha de vacinação.

Sem comentários:

Enviar um comentário