Para
desfazer qualquer equívoco, entendemos como “PRÉ-ESCOLAR”
o período decorrente entre as 8 semanas e os 4 meses de vida dos cachorros, uma
vez que o nosso 1º
CICLO ESCOLAR começa exactamente aos 4 meses de idade
dos cachorros. Todavia, excepcionalmente, por razões ligadas ao particular
problemático de algum cachorro ou da sua raça, possamos dar início ao seu 1º
Ciclo Escolar 15 dias antes, aos 3 meses e meio, trabalho a que vulgarmente
chamamos de PRÉ-TREINO,
uma vez que as tarefas são desenvolvidas na escola e não em casa.
Contrariamente, o ensino pré-escolar que vamos aqui tratar é o que acontece
dentro do lar, anterior ao treino e que é de suma importância para a profícua
interacção, bem-estar e desenvolvimento cognitivo dos cachorros.
Em
paralelo com a colocação da coleira, com a condução suave à esquerda e a
inserção dos comandos de “junto e “aqui”, que são tarefas típicas da obediência
e anteriores ao treino, na disciplina de pistagem pede-se que se proceda ao
afastamento do prato da comida, à sua procura e à procura do esconderijo do
dono, instalando-se para o efeito o comando de “busca”.
Diga-se
em abono da verdade que o treino de um cachorro deveria começar pela pistagem,
porque nenhuma disciplina cinotécnica fortalece e favorece naturalmente a união
binomial, muito embora tal não seja prático no regime de aulas colectivas.
Perante esta dificuldade, torna-se obrigatório que este ensino anteceda o
treino propriamente dito de acordo com os trabalhos atrás adiantados.
Começar
o treino a partir da pistagem é uma garantia de sucesso, porque se evita alguns
atrasos e atritos ligados à obediência e a eventual resistência à novidade dos
obstáculos por parte dos cachorros. Grande número de pessoas vem para as
escolas porque os seus cães não querem saber deles e manifestam tendência em
fugir, ensurdecendo-se quando são chamados.
Todos
sabemos que os cachorrinhos bem depressa andam à nossa volta e não nos largam,
como podem eles desinteressar-se de tal maneira dos seus donos? Basicamente
porque os afastaram ao exigirem mais atenção e maior interacção – pela quebra
dos vínculos afectivos – quebra que jamais aconteceria se cães e homens se mantivessem
unidos através de uns simples exercícios de pistagem.
Como
facilmente se depreende, cães assim ligados aos donos, chegam às escolas
caninas felizes e evoluem rapidamente, enquanto outros ainda lutam para
alcançar a cumplicidade que garante a unidade binomial.
A parceria doméstica é o melhor dos subsídios para o êxito no 1º Ciclo Escolar e nenhum outro ciclo é tão importante para a educação, comportamento, desempenho e vida de um cão. Erroneamente, há quem pense que qualquer um é capaz de dar aulas ao 1º Ciclo Escolar canino. Sê-lo-á se dermos pouca importância à felicidade dos cães e ao valor das suas acções.
Sem comentários:
Enviar um comentário