terça-feira, 26 de outubro de 2021

PISTAGEM: O PRÉ-ESCOLAR QUE FAZ TODA A DIFERENÇA

 

Para desfazer qualquer equívoco, entendemos como “PRÉ-ESCOLAR” o período decorrente entre as 8 semanas e os 4 meses de vida dos cachorros, uma vez que o nosso 1º CICLO ESCOLAR começa exactamente aos 4 meses de idade dos cachorros. Todavia, excepcionalmente, por razões ligadas ao particular problemático de algum cachorro ou da sua raça, possamos dar início ao seu 1º Ciclo Escolar 15 dias antes, aos 3 meses e meio, trabalho a que vulgarmente chamamos de PRÉ-TREINO, uma vez que as tarefas são desenvolvidas na escola e não em casa. Contrariamente, o ensino pré-escolar que vamos aqui tratar é o que acontece dentro do lar, anterior ao treino e que é de suma importância para a profícua interacção, bem-estar e desenvolvimento cognitivo dos cachorros.

Em paralelo com a colocação da coleira, com a condução suave à esquerda e a inserção dos comandos de “junto e “aqui”, que são tarefas típicas da obediência e anteriores ao treino, na disciplina de pistagem pede-se que se proceda ao afastamento do prato da comida, à sua procura e à procura do esconderijo do dono, instalando-se para o efeito o comando de “busca”. 

Diga-se em abono da verdade que o treino de um cachorro deveria começar pela pistagem, porque nenhuma disciplina cinotécnica fortalece e favorece naturalmente a união binomial, muito embora tal não seja prático no regime de aulas colectivas. Perante esta dificuldade, torna-se obrigatório que este ensino anteceda o treino propriamente dito de acordo com os trabalhos atrás adiantados.

Começar o treino a partir da pistagem é uma garantia de sucesso, porque se evita alguns atrasos e atritos ligados à obediência e a eventual resistência à novidade dos obstáculos por parte dos cachorros. Grande número de pessoas vem para as escolas porque os seus cães não querem saber deles e manifestam tendência em fugir, ensurdecendo-se quando são chamados. 

Todos sabemos que os cachorrinhos bem depressa andam à nossa volta e não nos largam, como podem eles desinteressar-se de tal maneira dos seus donos? Basicamente porque os afastaram ao exigirem mais atenção e maior interacção – pela quebra dos vínculos afectivos – quebra que jamais aconteceria se cães e homens se mantivessem unidos através de uns simples exercícios de pistagem.

Como facilmente se depreende, cães assim ligados aos donos, chegam às escolas caninas felizes e evoluem rapidamente, enquanto outros ainda lutam para alcançar a cumplicidade que garante a unidade binomial. 

A parceria doméstica é o melhor dos subsídios para o êxito no 1º Ciclo Escolar e nenhum outro ciclo é tão importante para a educação, comportamento, desempenho e vida de um cão. Erroneamente, há quem pense que qualquer um é capaz de dar aulas ao 1º Ciclo Escolar canino. Sê-lo-á se dermos pouca importância à felicidade dos cães e ao valor das suas acções.

Sem comentários:

Enviar um comentário