quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O PARVOVÍRUS JÁ CHEGOU A CARLOTTETOWN

 

Foi descoberto um cão com um PARVOVÍRUS altamente contagioso e potencialmente mortal na área de CHARLOTTE TOWN, cidade assim denominada em homenagem a Charlotte de Mecklenburg-Strelitz, consorte real do Reino Unido, capital e maior cidade da província canadiana da ILHA DO PRÍNCIPE EDUARDO, vulgarmente conhecida pela sigla “PEI”. A Humane Society desta ilha está a alertar os donos dos cães sobre a existência de um caso de parvovirose na área da capital da província, adiantando que a doença é transmitida de cão para cão pelo contacto directo ou indirecto com as suas fezes. Ashley Travis, coordenadora de desenvolvimento e comunicação da PEI Humane Society, diz que todos os cachorros entre as 6 e as 10 semanas de idade deverão ser vacinados, o que deverá proteger os animais contra o vírus e que os donos dos cães vacinados “podem operar normalmente”.

Travis (na foto seguinte) adiantou ainda que este caso confirmado é motivo de preocupação para as pessoas cujos cães não foram ainda vacinados, que o parvovírus é uma bandeira vermelha para qualquer dono de animal de estimação que o leve para uma área pública. “Pode ser num trilho, pode ser na praia, pode ser num parque para cães ou em qualquer lugar público onde haja outros cães”, disse ela. "Se você levar um cão não vacinado para essas áreas, quando houver um caso positivo confirmado de parvo na área, pode ser muito perigoso para a saúde do seu cão… Recomendamos enfaticamente que, se ainda não vacinou seu cão, que o faça o mais rápido possível."

"A Humane Society não é capaz de dar detalhes sobre a condição do cão que pegou o vírus, ou quando foi descoberto, a não ser dizer que foi descoberto na última semana ou algo assim. Os sintomas podem ser semelhantes aos da gripe, mas com vômitos intensos, diarreia e perda de apetite, disse Travis. Ela disse que existem tratamentos, mas esses tratamentos nem sempre são bem-sucedidos. "E se você se aperceber de algum destes sinais de alerta e souber que o seu animal não foi vacinado contra parvo, entre imediatamente em contacto com seu veterinário." A Humane Society disse que os casos de parvovírus canino são raros em PEI. "Temos muita sorte, não vemos muita parvovirose na PEI, mas é algo muito perigoso quando surge.” Viver numa ilha tem as suas vantagens e desvantagens!

Sem comentários:

Enviar um comentário