sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

WEIMARANER: PAU PARA TODA A COLHER

Caso não fossemos adeptos incondicionais do Cão de Pastor Alemão, o que não nos impede de reconhecer as mais-valias presentes noutras raças e de as apreciar, o Weimaraner seria o nosso cão de eleição, porque é multifacetado, versátil, atleta, valente e enérgico, um verdadeiro ícone no mundo canino. Pouco visto até ao final da década de 80, prolifera hoje entre nós e a esmagadora maioria dos seus proprietários sente-se feliz ao seu lado. Apesar de ser por vezes teimoso e exigir um dono assertivo, a sua polivalência distancia-o dos outros bracos, porque para além de caçador inveterado, o Weimaraner pode abraçar qualquer disciplina cinotécnica, desempenhando-a superiormente e competindo com os melhores. Presta-se como animal de companhia e companheiro de brincadeiras, pode ser um excelente cão de resgate e um valente guardião, porque alia à sua extraordinária “máquina” sensorial uma morfologia dinâmica e robusta, visível na junção entre a velocidade e a força, o que o capacita também como atleta para o agility.
A variedade de pelo curto, a mais vista entre nós, durante a fase de crescimento e nas estações mais frias, acusa as baixas de temperatura, chegando alguns cachorros a tremer. Uma vez atingida a sua maturidade sexual, o fenómeno tende a desaparecer. Como o seu stop é pouco pronunciado e os seus olhos são de cor âmbar, tende a encandear-se na época estival, nas horas de maior luminosidade, entre 11 e 14 horas, pelo que não ser convidado para a prática de obstáculos nesse período, em especial diante daqueles de pouco contraste. O facto de ter o pelo curto e de ser azul, leva-o por vezes a perder o pelo nos codilhos e a adquirir calosidades nessas áreas e nos curvilhões, nada que uma aplicação de um creme gordo não resolva. O particular do nosso clima (temperado marítimo), devido ao percentual de humidade, compromete a sua saúde articular, induzindo-o a artroses precoces, isto quando privado do exercício regular que exige. Por estas razões e também porque reconhecemos a importância da cauda para a orientação e travamento dos cães, mais depressa adquiríamos um exemplar de pelo comprido do que um de pelo curto.
Resistente e célere, com mãos para todo o terreno, uma garupa invejável e com um excelente desempenho dentro de água, não apresentando entraves a trabalhar em altura e no subsolo, o Weimaraner é um multiusos que até se presta para cão-guia. Nobre, valente e decidido, é um cão que tem muito para dar e que veio para ficar, que não cessa de surpreender os seus donos a cada dia que passa. Temos cão!

Sem comentários:

Enviar um comentário