sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

AS VANTAGENS DE TRABALHAR POR TERRENOS DESCONHECIDOS

Um psiquiatra não muito conhecido, tem por hábito, para melhor conhecer os seus pacientes e lhes valer, fazer-lhes a seguinte pergunta: “Teve alguém na sua infância que lhe dispensasse e demonstrasse um amor incondicional?”, consciente dos reflexos da infância na vida e comportamento dos adultos. Seguindo o mesmo raciocínio, perguntamos: “costuma sair diariamente com o seu cão e variar-lhe os passeios?”, porque sabemos da sua importância para o bem-estar, desenvolvimento, comportamento, cumplicidade e aprendizagem dos cães.
Intencionalmente, ao invés de dizermos “as vantagens de passear por terrenos desconhecidos” (variação dos passeios), optámos por “as vantagens de trabalhar por terrenos desconhecidos”, realçando a obrigação e o empenho dos donos para melhor entenderem e valerem aos seus cães, porque eles agem por reflexo e sempre espelham os cuidados de que foram alvo. A menor capacidade de aprendizagem canina é de origem genética e pode ser agravada pela experiência repetitiva e pobre, num ambiente ausente de novidade e parco em desafios, normalmente responsável por comportamentos marginais, que sendo inadequados, obstam à coabitação harmoniosa. E porque o cão é um animal naturalmente excursionista e aprende pela experiência, nada melhor que lhe dispensar uma experiência variada e rica, o que nos transporta para a novidade e variação dos passeios diários, política do agrado dos animais, que vai ao encontro das suas necessidades (físicas, psicológicas e cognitivas) e que se presta de sobremaneira às expectativas dos donos.
A variação dos passeios diários caninos robustece a liderança e o carácter dos animais, contribuindo para a eliminação de entraves relativos aos desequilíbrios que obstam à sociabilização, à cumplicidade e à adaptação dos cães no mundo que os rodeia, familiarizando-os com os diferentes ambientes que terão pela frente, graças à presença dos donos que marcham a seu lado e que lhes transmitem ânimo e segurança, vencendo assim os seus medos individuais ou atávicos. A novidade dos passeios robustece a liderança porque o cão parte para o desconhecido e sujeita-se ao norteamento, fica dependente do seu guia e encosta-se a ele diante da novidade, porque é um ser social e detesta ser surpreendido, o que fará florescer a cumplicidade entre ambos.
Perante a novidade de desafios e pelo apoio do dono, o carácter do cão sai robustecido, aprendendo a evoluir nos diferentes trajectos sem temores, a identificar e evitar os perigos, o que o tornará mais seguro e apto como animal utilitário e de companhia, acostumando-se a toda a sorte de cenários e ruídos que doutra forma o poderiam intimidar. O conhecimento da azáfama das gentes e a presença doutros animais, pela familiarização, irão contribuir eficazmente para a sua sociabilização, deixando de os ver como inimigos, provocação ou ameaça, levando-o à uniformidade de procedimentos e a igual desempenho nos diferentes panoramas e ecossistemas.
O robustecimento de carácter pela satisfação na multivariedade dos desafios, liberta os cães do stress e opera a sua inserção no meio sem atropelos, o que lhes propiciará outro à vontade e a serenidade necessárias ao seu desenvolvimento cognitivo, já que a curiosidade tomará o lugar do pavor, da aversão e da suspeita, geralmente responsáveis pelo seu ensurdecimento, revolta e distracção. Como o treino específico para qualquer disciplina cinotécnica, baseado em primeira instância no aproveitamento das mais-valias caninas, não dispensa o cuidado prévio com a preparação geral que o alicerça, quanto mais rica for a experiência anterior dum cão, mais fácil e maior será a sua posterior aprovação. Muitos dos cães condenados ao mesmo trajecto, mal saem à rua querem retornar a casa, onde normalmente se sentem reis e senhores e menos incomodados, adquirindo comportamentos anómalos por ausência de novidade, reforçando assim a sua territorialidade, antipatia com as visitas e propensão para a destruição, agravando nalguns casos a sua saúde e esperança de vida. Leve o seu cão à praia, ao campo, à cidade e às florestas, vençam túneis e desçam rios, saia com ele de noite e de dia, acostume-o às diferentes condições climatéricas e fenómenos naturais, evolua com ele em diferentes ecossistemas e acostume-o a diversos meios de transporte, porque ao fazê-lo, o cão sairá mais feliz e não deixará de o surpreender, a exemplo do que se passa com os cães de rua moscovitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário