sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PÓRTICO LATINO: UMA JANELA MULTIFUNCIONAL

Quando montámos a nossa primeira pista táctica na Avessada em 1992, foram muitos os curiosos que nos visitaram, intrigados com a disposição do percurso e com a natureza dos obstáculos, algo que lhes parecia surrealista, de difícil execução e pouco préstimo. Um dos obstáculos que mais os intrigou foi o “Pórtico Latino”, uma janela de pedra encimada por um vértice, assim baptizada pelo seu desenho neo-clássico, a lembrar as casas latinas de duas águas no telhado, o nosso 11º primeiro obstáculo do perímetro exterior que se presta ao aquecimento e manutenção dos atletas caninos, porque todas as transposições rasam o salto natural e cada um dos obstáculos é de índole diferente. Da Avessada até aos dias de hoje, só no território nacional, montámos mais 4 pistas tácticas e o “Pórtico Latino” fez-se presente em todas elas.
O “Pórtico Latino” é uma janela que serve a invasão, a ocultação e a evasão dos cães, uma herança das pistas militares e policiais que se expandiu por todos os continentes, alcançando nomes diversos nas diferentes latitudes, mas servindo os mesmos propósitos, ainda que a configuração comum se remeta exclusivamente ao quadrado de transposição, normalmente com 60cm de lado e elevado do solo à mesma altura. Quando a altura da janela ultrapassa o valor a atrás indicado, estamos na presença de treino específico que visa a preparação dos cães para as situações reais, circunscrito à altura média das janelas de determinado lugar. Quando ela é inferior aos 60cm ou o quadrado é maior, o obstáculo tem um duplo propósito: a iniciação aos obstáculos tipo alvo e a indução aos que lhe dão continuidade, segundo a sua sequência natural e grau de dificuldade (pneu, bóia, tambor, arco e arco do fogo).
A distância horizontal do quadrado de transposição em relação à extremidade do corpo do aparelho indicar-nos-á o seu uso mais frequente e método utilizado para a sua transposição: se exceder os 40cm de cada lado, destina-se a cães conduzidos em liberdade ou aos iniciados pelo adiantamento do seu condutor em relação ao obstáculo, que estabelecendo um segmento de recta entre a sua posição e a do cão garante a transposição segura; se tiver até 40cm, vislumbra-se o ensino à trela ou a celeridade na sequência natural. Do mesmo modo, a espessura do obstáculo também nos indicará qual a mais-valia procurada e os cães a que se destina: quando é inferior a 15cm, procura-se a transposição rápida e a condução em liberdade; quando tem 15cm ou mais, pretende-se aumentar a extensão do salto, recorrer à trela ou dar apoio aos cães para facilitar a sua transposição. Por norma, porque o consideramos um obstáculo de manutenção e indutor, guardamos 40cm para cada lateral do quadrado de transposição e damos-lhe 15cm de espessura. Os materiais que usamos para a sua elaboração ou obedecem à arquitectura do local ou ao fim procurado, podendo ser de alvenaria, réplicas de muros de pedra ou até de madeira (neste caso convém que tenham um caixilho metálico).
De técnica rudimentar para os condutores, o “Pórtico Latino” é um dos obstáculos ideais para iniciar as crianças no mundo dos percursos tácticos, desenvolvendo nelas o desejo de ir adiante, facto difícil de acontecer se as convidássemos para obstáculos mais técnicos, compostos ou complicados, que exigiriam da liderança um mimetismo próprio, outro saber, experiência e maior estímulo. Ao longo da nossa história assim procedemos, convidando todos os infantes recém-chegados para a sua prática.
O “Pórtico Latino” ou janela de invasão sempre fez parte do treino canino das polícias metropolitanas, como subsídio para as manobras de cerco e de surpresa, responsáveis pela captura de marginais, armados ou não, considerando a salvaguarda dos animais, fazendo-se também presente nas pistas militares como preparação contra a guerrilha urbana e como parte integrante de forças de assalto. Quando ao “Pórtico Latino” suceder o concurso aos muros (paliçadas), os cães estarão melhor apetrechados para o combate casa a casa. O salto da janela é também importante para os cães de busca, salvamento e resgate, particularmente diante de terramotos ou de outros cataclismos, quando importa detectar sobreviventes e prestar-lhes socorro, sendo por isso mesmo incorporado nos percursos de pistagem. Por outro lado, verificando-se essas circunstâncias, o salto da janela possibilita ainda a evasão do cão quando roubado, em risco ou em aflição.

Sem comentários:

Enviar um comentário