quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

AFONSO: O ANÃO QUE SE FEZ GIGANTE (versão em Português)

Atendendo ao número de leitores de língua castelhana que temos, decidimos contar agora a história do Afonso na língua de Cervantes, um cruzado de Chow-Chow com uma Pastora Alemã (Tuly e Kalinka), um pequeno cão de 53cm e 27kg que se tornou gigante pelo muito que nos deu. Nasceu cor de areia e com metade da língua azul, robusto, valente, muito curioso e dedicado à sua dona, para além de ser gracioso e muito traquinas. Começou o seu treino aos quatro meses de idade, entre Pastores Alemães e Rottweilers, todos muito maiores do que ele. Com o decorrer do tempo ultrapassou-os a todos e tornou-se numa lenda da escola. Teve um aproveitamento brilhante em todas as disciplinas cinotécnicas, mesmo na guarda e na endurance, merecendo a admiração geral. Com uma tremenda capacidade de aprendizagem, notabilizou-se na disciplina de obediência e na transposição de obstáculos, independentemente do seu tamanho, grau de dificuldade ou nível de resolução, o que lhe valeu alcunhas como “afonso-resolve”, “cão-computador”, “cão-máquina” “super-toy” e “chinês voador”.
Durante anos participou em todas as exibições escolares, alegrando as crianças e arrancando do público imensos aplausos. Participou em vários filmes e séries televisivas, entrando em cena debaixo de ovação. Capaz de executar 40 comandos ao gesto, num abrir e piscar de olhos, o Afonso descansa agora de todos os seus afazeres, alcançou os 13 anos de idade e encontra-se mecanicamente muito bem, apesar de um pouco surdo e atribulado pelas cataratas, alojado ao lado dos Pastores Alemães que restam da sua mocidade. Render homenagem ao Afonso é reconhecer o excelente trabalho operado pela Maria Duarte, sua dona e companheira ao longo da sua existência. O “chinês voador” ainda corre quando solto, toma conta do seu espaço e não perde a dona de vista.
Quando o Afonso morrer e partir para as enseadas infindas destinadas aos cães, nós continuaremos aqui a falar das suas façanhas, disponibilidade e serviço, levando outros a elevação dos seus cães, sabendo que muito poucos o conseguirão, mas certos que alguns irão lá chegar, pois para isso trabalhamos! Se por acaso houvesse o título de “rei” no mundo canino, certamente seria atribuído ao Afonso, príncipe da generosidade, rei dos nossos corações. Força valente, resiste por mais um pouco, ainda não estamos preparados para a tua partida e é muito bom ter-te ao nosso lado! 

Sem comentários:

Enviar um comentário