segunda-feira, 6 de junho de 2011

AMOR, AMOR AOS CÃES E O AMOR DELES

Há medida que vamos envelhecendo, começamos a questionar princípios, conceitos e ideias que até então nunca havíamos questionado. Ao olharmos para trás, para nosso desconforto, surpreende-nos a entrega que tivemos por tão pouco, as liças sem sentido, o peso inusitado que demos a certas coisas e o desprezo por outras mais valiosas. Apesar de sentirmos que andámos ocupados, ao mesmo tempo, não nos livramos de uma sensação de desperdício, face ao empenho exagerado revelado pela própria vida. Daqui temos retirado muitas lições, mormente duas: que só os inteligentes dirão, caso pudessem, que alterariam algumas coisas do seu passado e que os jovens sempre acabarão ludibriados pela ausência de maturação, o que à primeira vista nos parece um contra-senso, apesar de o não ser pela antecipação biológica da maturidade sexual à emocional. Todos tivemos uma idade em que acreditávamos em tudo o que ouvíamos, outra em que começávamos a acreditar em nós próprios, uma outra em que julgámos ser donos da verdade absoluta, depois uma em que nos encaixámos no colectivo e finalmente teremos outra em que questionaremos a validade de todas as nossas opiniões e crenças. Alguns ainda chegarão à fase da circunspecção, azedos para os demais e desinteressados pelo mundo à sua volta, presos aos seus pensamentos e pouco propensos para ouvir. Se confessamos que a transcendência operativa no adestramento resulta do amor, vale a pena reflectir sobre ele, talvez isso nos faça melhores condutores cinotécnicos.
Se há coisas de que muito se fala e pouco se sabe, o amor será certamente uma delas. Será ele um truque do nosso cérebro baseado em estímulos eléctricos, reacções químicas e hormonais que nos fazem sentir bem e nos activam a auto-estima? Poderá ser ele desligado de outros sentimentos ou emoções? Aonde nos conduzirá? Onde residirá? Quem poderá amar verdadeiramente? Aqui está um assunto que gostaríamos de ver tratado pelo ilustre Dr. António Damásio, cientista luso e chefe do Departamento de Neurologia da Universidade de Iowa, para além de professor no Salk Institute na Califórnia. A procura das respostas às perguntas que atrás formulámos levou-nos a horas infindas de leitura e reflexão, à consulta de muita gente, a paragens distantes, ao calcorrear imenso de velhos corredores de pedra e ao encontro de eruditos de vária ordem (catedráticos insofismáveis). Mas mesmo assim, voltámos de mãos vazias e não obtivemos uma resposta conclusiva.
Nesse trajecto, como não podia deixar de ser, não desprezámos também os teólogos, porque se dizem representantes terrenos do verdadeiro amor: o ágape, o visível na pessoa de Jesus Cristo, um Deus que se fez homem por nós. Não vamos aqui discutir os meios para alcançar essa graça, porque em cada um deles encontrámos opinião diversa e submissa às suas convicções. Porém, e pedimos imediatamente desculpa pela afronta, porque não é essa a nossa intenção, a teologia bíblica em pouco difere dos novos métodos de treino caninos, maioritariamente baseados na recompensa, isto se substituirmos os biscoitos pelas promessas, muito embora a fé no sacrifício vicário de Cristo seja para alguns, o suficiente para aos homens para alcançarem o amor de Deus. O amor do Emanuel, porque é sobrenatural, torna-se de difícil aplicação entre os mortais, mesmo daqueles que se dizem seus seguidores, por isso confrontados com a Lei e necessitados de arrependimento. Independentemente de sermos chamados, eleitos ou criados para esse sentimento maior, nenhum de nós, mesmo arredado desse beneplácito, dispensa o amor nas suas vidas. O pintor de tabuletas que nasceu em Branau-am-Inn no ano de 1889, dizia numa das suas obras mais lidas, que a religião vinha pela cultura, será que o amor também vem?
Sobre a química cerebral que despoleta o amor, pouco sabemos e carecemos de conhecimento mais profundo: do esclarecimento possível para o nosso entendimento. Que o amor desperta ou é acompanhado de outros sentimentos não temos dúvidas. Que em todos nós há amor é um facto, ainda que nalguns seja difícil identificá-lo, mercê da sua ocultação ou fragilidade diante de várias patologias. Também não temos dúvida quanto à sua aceitação cultural, como não duvidamos da influência da cultura nos modelos amorosos. Basta dizer, que quase sem darmos conta, passámos da frivolidade para o erotismo, segundo os ciclos que têm composto o avanço da humanidade. Se a identificação dos vários tipos de amor se encontra facilitada pela etimologia das palavras da antiguidade, o mesmo não se passa com a identificação de todas as suas formas subjectivas, porque todos apresentamos diferentes tipos e formas de amar. Mas se entendemos o sentimento para além das suas manifestações e de acordo com as reacções que provoca nos outros, talvez compreendamos o que é o amor de facto, porque doutra forma seríamos obrigados a aceitar em pé de igualdade o narcisismo, o hedonismo e toda a casta de ermitões (muitas vezes julgados santos pelo atraso da ciência). Assim, julgar o amor pelos seus frutos torna-se mais fácil, na medida em que o efeito induz à causa e o sentimento ganha forma, já que o amor é a mais excelente das comunicações, porque congrega e produz alteração no comportamento dos seus dadores e receptores, levando-os à unidade tanto de propósitos como de vida. Será a partir daqui que avaliaremos o nosso amor pelos cães e o amor que eles nos têm, enquanto acção reflexa num trajecto que se deseja comum.
É interessante reparar que normalmente avaliamos o nosso cão segundo aquilo que ele nos dá ou tem para dar e raramente nos questionados sobre o que ele espera de nós. Esta postura, nada respeitosa por ser egoísta, espelha uma relação interesseira que por vezes estendemos a outros relacionamentos e compromissos. Se na cinotecnia ela é uma manifestação de puro especicismo, na sociedade ela poderá condenar aqueles que mais amamos e por inerência votar-nos à solidão, já que a reciprocidade é a forma mais elementar do amor. E nisto não diferimos dos cães, já que a sua gratidão provém daquilo que lhes dispensamos e que é do seu agrado. Com base nesta permuta de interesses podem formar-se binómios regulares, contudo jamais chegarão à excelência operativa. E não chegarão porque não é a regra que estabelece a diferença, mas sim a dedicação, enquanto manifestação amorosa. Este amor sempre nos levará, quando autêntico, à supressão das dificuldades dos animais, à entrega individual em prol do conjunto, ao ânimo perante as dificuldades e à paciência para as levar de vencida, até porque o melhor cão nas mãos erradas, pouco vale e o mais fraco deles, quando entregue ao homem certo, normalmente acabará por surpreender-nos, o que nos remete para o problema da liderança e para as distintas formas da exercer, que só serão adequadas pelo conhecimento mais tangível do animal, naquilo que ele tem de único enquanto indivíduo. Como poderá compreender-nos, se nós não o compreendemos? Como poderá ele seguir-nos, se ignorarmos as suas dificuldades? Destas ambiguidades anda o adestramento cheio e não sabemos se alguma vez se livrará delas.

O compromisso baseado no amor é o que melhor que serve a cinotecnia e que melhores frutos dá no treino, quando os homens assumem perante os seus cães que não os desprezarão, que estarão com eles hoje e sempre, haja o que houver e aconteça o que acontecer. Só um condutor incondicional terá ao seu lado um cão incondicional, porque o bicho segue o exemplo. Infelizmente sabemos que esse compromisso é muito raro, não só entre os condutores ou instruendos, mas também entre todos os envolvidos nas diferentes áreas da canicultura, onde aparece com uma gota de água perante o abandono dos cães, o seu desprezo, passagem de mão e abate. A cinotecnia exige comunhão de vida e sempre nos sobrarão razões para a desleixar. É curioso observar, que são aqueles que menos se entregam, os que mais esperam dos cães e os primeiros a cair face ao gorar das suas expectativas, porque a paixão tem pouca duração quando comparada com o amor, sentimento que tudo suporta e não esmorece, porque vem do serviço e não reclama retribuição imediata. Ensinar cães é também ensinar pessoas a amar e se não houver comunhão de objectivos com base neste sentimento, dificilmente uma escola sobreviverá e atingirá os seus propósitos, seja ela do que for, porque só a afeição consegue suportar a disciplina, a obrigação e todas as dificuldades. Por esta razão continuam a existir bons e maus professores, uns que são amados e outros odiados, uns que produzem alunos que os ultrapassam e outros que apenas geram ténues imagens de si próprios, imitações de um modelo em si mesmo já deficitário e depauperado. No entanto, é preciso alguma fortuna para encontrar bons alunos.
O amor dos cães exige comunhão de vida, cumplicidade e exemplo, condições que levam ao natural desenvolvimento da sua capacidade de aprendizagem. O amor dos donos deverá ser capaz de suprir essas necessidades e o segredo do sucesso residirá na reciprocidade desse sentimento. Se ele terá de ser paternal, fraternal ou outro, só o nosso cão o dirá, de acordo com as suas características, necessidades e histórico de vida. Os soldados humanos, quando no calor da luta e diante da incerteza do seu destino, sempre carregaram junto a si recordações da sua infância, dos seus entes queridos e dos dias felizes que com eles passaram. Donde virá a força para o cão guardião? Certamente da confiança no dono e nas vitórias passadas, dos simulacros donde saíram vencedores e da recompensa de que sempre foi alvo. A gratidão é um dos frutos do amor e os cães precisam dela. O adestramento sem amor é uma violência baseada na submissão, uma prática esclavagista que se remete exclusivamente ao engrandecimento do reizinho que há dentro de cada um de nós, ávido de vassalos e parco de retribuições.

Sem comentários:

Enviar um comentário