sábado, 3 de dezembro de 2016

EMAIL DE UM SADINO

Recebemos de um leitor sadino o seguinte email que publicamos na íntegra: “Boa tarde, Tenho uma cadela Pastor Alemão com 16 meses, muito meiga, com 33kg saudável, muito esperta e atenta ao que se passa no seu espaço, digo quintal. Muito observadora portanto. Viveu e vive sempre no quintal não vai dentro de casa, só excepcionalmente. Comprei com 3,5meses, porque estava encomendada e não pude ir buscar mais cedo porque estava fora do país. Tem todos os registos, pedigree, etc., pura portanto. Já ganhou um segundo lugar em Porto de Mós este ano em morfologia. Apenas sou eu a treiná-la, com alguns conselhos do criador. Mas agora gostava de uma opinião de fora se bem me entende. Um amigo meu disse-me que eu tinha um Ferrari, mas que estava em bruto! Fiquei a pensar naquilo que ele disse. Os meus objectivos são: que ela continue meiga para toda a família; que nos continue a guardar o quintal mesmo quando estamos fora durante o dia e noite; que além de guardar deva ser um pouco mais "agressiva" com os estranhos, pois entendo que só assim pode fazer a função de guarda (penso eu). Neste momento mesmo para quem nunca viu o que quer é brincar com a pessoa. Gostava assim de saber o que me aconselha a fazer, agora e no futuro. O melhor para o cão e para cumprir os objectivos para que foi adquirida, se é que me entende. Gostamos muito dela, faz parte da família e suponho que seja um cão feliz, por isso quero o seu bem-estar também. Obrigado desde já pela atenção. Aguardo assim o seu valioso comentário, o que achar por bem, seja qual for que mais uma vez agradeço…”
Caro amigo, diz o Povo e com razão que “ao pé do pano é que se talha a obra”. É-me extraordinariamente difícil tecer comentários sobre um animal que não vejo e desconheço. Contudo, com base no que me adianta e tomando em consideração as orientações que nos sugere, atendendo também à idade da sua cadela, é possível que ela, depois de convenientemente treinada, venha a corresponder na íntegra às suas expectativas, apesar da sua linha de criação ser ao que parece essencialmente estética. E porque importa desambiguar, adianto-lhe que o treino de guarda não invalida os fraternos laços familiares do animal, antes os reforça e a partir deles é que será investida nesse ofício. Seria de todo conveniente combinarmos um encontro para podermos avaliar detalhadamente a sua cadela, pelo que lhe pedimos o número telefónico do seu contacto, caso o seu interesse se mantenha. Parabéns por ter adquirido uma Pastora Alemã. Obrigado pelo contacto. Aguardamos com brevidade notícias suas.

Sem comentários:

Enviar um comentário