quarta-feira, 7 de setembro de 2016

HOJE VI MAIS UM E NÃO QUERO VER MORRER OUTRO ASSIM!

Quantos donos têm sido condenados por negligência ao serem responsáveis pelo atropelamento dos seus cães? Não temos conhecimento de nenhum! Hoje vimos morrer mais um cão atropelado, um Border Collie que se soltou duma árvore onde se encontrava preso, saindo dali a correr atrás do seu dono, atravessando uma passagem para peões em alta velocidade e acabando esborrachado pelo pneu traseiro duma viatura. O dono, que se encontrava inconsolável, nunca condicionou o cão a parar e a sentar-se junto das passadeiras para peões, irresponsabilidade que acabou por vitimar o seu companheiro.
Algumas escolas caninas lembram ATL’s (Actividades de Tempos Livres), porque ávidas de cativar a sua clientela, vendem truques aos donos e desprezam a salvaguarda dos animais, ensinando movimentos e figuras para o show ao invés de apostarem na sobrevivência dos binómios, como se todos os comandos fossem lúdicos e perigo não cercasse os cães. Neste contexto o que mais interessará: ensinar um cão a dar a pata ou ensiná-lo a atravessar uma estrada?
Ainda que à partida poucos pensem nisso pelo entusiasmo que procuram, as escolas caninas estão cá para valer ao quotidiano dos cães e a validade do treino é comprovada dentro dos seus lares e na rua, porque doutro modo o préstimo escolar facilmente se confundirá com o circo e a magia. Todos os cães carecem de aprender a atravessar uma estrada em segurança e a fazê-lo sempre nas passadeiras para peões, condicionamento que os levará a sentar-se, observar e só depois avançar, procedimentos e currículo que nenhuma escola canina poderá dispensar. Por mais estranho que nos pareça, morrem por atropelamento mais cães com dono que os ditos abandonados, porque os últimos aprendem com os transeuntes onde e quando atravessar. Teremos cães para os matar? Quem ainda não ensinou o seu cão a atravessar uma estrada, já o deveria ter feito e se ainda não o fez, não sei do que está à espera! 
PS:Bem sabemos que os negligentes sempre têm muito que fazer, tanto que nada fazem, causam vítimas, choram a sua má sorte e dizem-se injustiçados.

Sem comentários:

Enviar um comentário