quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ALGUNS CONSELHOS PARA EVITAR O ROUBO DO SEU CÃO

Segundo fez saber a BBC, o roubo de cães tem vindo a aumentar na Grã-Bretanha, relatando a Polícia que desde 2013 até à primeira metade deste ano foram roubados 4.749 cães, notícia que deixa ninguém descansado porque também aqui se roubam cães, particularmente cachorros e cães toys ou miniatura quer eles sejam de raça ou não. Um dos maiores motivos para o roubo de cães nas Ilhas Britânicas prende-se com a reprodução por via da muita procura, procura que aqui também aumentou devido à crise económica e à necessidade de cães para apartamentos.
Ainda que em menor escala, o roubo de cães também acontece em Portugal e não é raro ouvirmos que o cão de fulano tal foi roubado (por alguma razão os cães pequenos que se “perdem” dificilmente voltam para as mãos dos donos). Cientes deste problema e apostados em combatê-lo, certos de que nunca nos livraremos dos ladrões e apostados na felicidade de donos e cães, adiantaremos em seguida alguns conselhos, que sendo respeitados, poderão evitar o roubo dos nossos e vossos fiéis companheiros.
1º _ Proceda ao implante de um microchip no seu cão e não ponha o nome dele na coleira. 2º _ Circule na via pública como manda a lei: sempre com o cão atrelado. 3º _ Não consinta que ele seja conduzido por estranhos. 4º _ Não revel o nome do animal na rua. 5º _ Proíba outros de lhe dar guloseimas no exterior; 6º _ Sempre que possível só saia à rua com ele depois de o haver alimentado. 7º _ Não o deixe sentar ao colo de ninguém; 8º _ Não entregue a sua custódia a pessoas alheias ao seu agregado familiar; 9º _ Não deixe que outros o repreendam ou exerçam disciplina sobre ele. 10º _ Sempre que tiver que prendê-lo e afastar-se dele, evite a demora e faça-o de modo a não o perder de vista. 11º _ Ensine-o a tolerar as pessoas e a ensurdecer-se para os seus convites. 12º _ Ensine-o a ladrar sempre que intentarem aproximar-se dele. 13º _ Evite dar-lhe comandos de obediência no exterior para que não venham a ser usados por terceiros. 14º _ Não faça de uso dos seus brinquedos nos espaços públicos. 15º _ Só solte o cão quando tiver a certeza do seu regresso.
Estes cuidados podem evitar o roubo do seu cão, sabendo-se que os donos desprevenidos são os que mais concorrem para a perca dos seus cães. Dono consciente e zeloso, que se diz gostar do seu cão, tem como obrigação tudo fazer para evitar que venha a ser roubado, o que outra coisa não é que protegê-lo do seu exclusivo predador: o Homem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário