segunda-feira, 12 de setembro de 2016

CAUTELOSOS OU CONFIADOS POR NOSSA CAUSA

Depois de alguns testes feitos a cães e a lobos recentemente, tendo como base a escolha de alimentos com maior ou menor risco na sua aquisição, investigadores austríacos do “Centro de Ciência do Lobo”, concluíram que os lobos são mais propensos a arriscar-se por uma presa maior e a perder tudo que os cães seus sucedâneos, que preferem arriscar-se menos e jogar pelo seguro, diferença que os investigadores justificam pela domesticação e selecção efectuadas nos cães, que por coabitação e imitação dos seres humanos acabam por adoptar nesta matéria uma política de “ mais vale ter um pássaro na mão que dois a voar”. Segundo o parecer da Dr.ª Sarah Marshall-Pescini, do Centro Científico atrás citado, a tendência dos lobos para o risco “parece ser inata” e poderá ter uma função ecológica, uma vez que preferem caçar grandes ungulados (veados, alces, bovinos, suínos, etc.), caça nem sempre bem-sucedida e que lhes pode ser fatal. As conclusões do presente estudo encontram-se publicadas na revista “Frontiers in Psychology”.
Este experimento e comprovante científico vem demonstrar duas coisas: que os cães são naturalmente cautelosos e que serão mais ou menos confiados de acordo com os nossos procedimentos, o que de imediato nos lança para a disciplina canina de guarda e para dois dos seus conteúdos de ensino – a recusa de engodos e a natureza dos seus ataques, considerando a sua salvaguarda, já que são menos instintivos e mais ricos em personalidade que os lobos na sua origem. Um cão bem alimentado não anda a roubar, a procurar ou pedinchar comida e muito menos a aceitá-la da mão de estranhos. O que torna um cão ladrão ou é a fome (carências alimentares) ou a nossa conivência, o que o leva a pedinchar comida é a nossa anuência e/ou ausência de disciplina, a sua aceitação de comida da mão de estranhos prende-se com os antecedentes permitidos.
Naturalmente cautelosos, os cães não dispensam a cautela nos seus ataques, sendo geneticamente propensos ao estudo das presas e à procura de vantagens. A cegueira dos seus ataques, quando não resulta do uso de raças ou de indivíduos psicologicamente impróprios, provém da cegueira humana induzida que desconsidera a sua salvaguarda, condicionamento que nas situações reais torna os seus ataques instintivos e como tal passíveis de lhes causar grande dolo e até a morte, mercê dum condicionamento artificial que sendo impróprio, os vulnerabiliza tanto quanto os lobos. É importante não esquecer que os cães aceitam qualquer investidura por apego aos donos, particularmente quando confiados na experiência feliz, violência que os leva ao engano e fá-los desconsiderar o perigo ou perigos, transformando-os em alvos de abate fácil e carne para canhão.
Regressando ao tema da comida, convém adiantar medidas ou regras que reforcem a cautela dos cães, que jamais deverão ter um comportamento confiado diante dos perigos que os cercam e dos inimigos que os esperam (todos os anos são assassinados cães por envenenamento), sabendo que eles serão tanto ou mais cautelosos quanto nós o formos. São doze as regras que adiantamos nesta matéria: 1ª _ Dê ao seu cão uma ração de acordo com a sua idade e actividade física, capaz de repor-lhe as energias perdidas e de manter-lhe os índices atléticos; 2ª _ Só o deixe comer debaixo de ordem; 3ª _ Faça a sua distribuição num comedouro regulado para a altura do cão; 4ª _ Mantenha religiosamente os horários de distribuição; 5ª _ Evite alterar o lugar do comedouro/bebedouro; 6ª _ Não lhe dê guloseimas fora do seu prato da comida; 7ª _ Não lhe dê petiscos fora dos horários da refeição; 8ª _ Não consinta que lhe pedinche comida; 9ª _ Não o deixe vasculhar sacos e caixotes do lixo; 10ª _ Não lhe jogue comida para o chão e repreenda-o quando espalha o seu penso no solo; 11ª _ Resista a dar-lhe comida na rua e 12ª _ Não consinta que outros lhe dêem de comer. Depois destas medidas preventivas, irá ser muito fácil ensinar-lhe a recusa de engodos na célebre e desejável relação entre tratamento e treino. Apesar dos cães nascerem cautelosos, todas as cautelas são poucas quando a sua vida corre risco.    

Sem comentários:

Enviar um comentário