quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

NATAL SEM CHOCOLATE E SAL

 

Nesta época festiva há que ter um cuidado especial com os cães para que não comam indevidamente as iguarias natalícias, particularmente aquelas que levam chocolate, alimento que contém um elemento denominado por “TEOBROMINA” que os seres humanos metabolizam normalmente e os cães não. Qualquer pedacinho de chocolate, por mais inofensivo que nos pareça, pode ser altamente tóxico para o nosso cão e até levá-lo à morte, o que certamente ninguém deseja. Assim, há que avisar e fiscalizar as crianças para que não dêem chocolates aos cães, interdição difícil de suportar para quem tem o hábito de dividir tudo com os amigos de 4 patas.

Mais nos países frios do que no nosso, o sal grosso é usado nas estradas para baixar o ponto de congelamento da água, propriedade coligativa que o cloreto de sódio possui e que se designa por “CRIOSCOPIA”. Nos acessos às estâncias de inverno e nas estradas onde a neve costuma cair, a aplicação de sal grosso é recorrente e torna-se perigosa para os cães que transitam à beira dessas estradas. Como o sal se acumula nas patas e no manto dos cães, eles tendem a lambê-lo e a mastigá-lo, também a bebê-lo das poças de água, o que acarreta sérios riscos para a sua saúde, uma vez que a ingestão de sal pode resultar numa alta concentração de sódio no sangue e induzir a vómitos, convulsões, letargia, convulsões e danos nos rins. Para evitar que isso aconteça, limpe os seus pés e as patas do seu cão minuciosamente, assim como as pernas e barriga do animal assim que chegarem a casa.

Lembre-se que estes cuidados poderão salvar a vida ao seu cão, amigo que você quer ver presente no maior número possível de natais. Desejo a todos um Feliz Natal com a família e o cão ao lado!

Sem comentários:

Enviar um comentário