quarta-feira, 13 de maio de 2015

SERÁ A LENDA DE RÓMULO E REMO TOTALMENTE DESCABIDA?

Subsiste por detrás da fundação de Roma a lenda relativa aos gémeos Rómulo e Remo, relato ainda hoje apaixonante e em parte idêntico a outros escritos da Antiguidade (bíblicos inclusive). Segundo ele, os gémeos foram resgatados do Rio Tibre por uma loba que acabou também por amamentá-los. A estória até hoje tem-nos parecido até hoje muito rebuscada, impossível ou quase impossível. Pouco a pouco, com as notícias que nos chegam, já não temos tantas dúvidas e incertezas, particularmente quando vimos uma criança indiana a mamar numa cadela, conforme se pode ver na foto abaixo.
Do que não restam dúvidas nenhumas é que muitas cadelas têm servido de amas-de-leite para muitos animais mamíferos de espécies diferentes, zelando e amamentando-os como se fossem seus, serviço extraordinário que aumenta e enaltece a prestação canina. Amamentar bebés tigre, pantera e outros canídeos ou felinos similares, talvez tenha pouco de transcendente mas amamentar um primata (chimpanzé) sempre acaba por nos surpreender. A história remonta há 3 anos atrás, quando num Jardim Zoológico Russo um chimpanzé foi rejeitado pela mãe, vindo posteriormente a ser aceite por uma cadela Bull Mastiff que o adoptou como seu no meio da sua prole, dispondo-se a amamentá-lo, segundo testemunham as fotos seguintes.
Será que o primata, que dizem ter “A priori” um ADN 95% igual ao nosso, ficará para sempre agradecido à sua mãe adoptiva? Logo se verá. Certo, é que ficou a dever a sua sobrevivência aos bons ofícios daquela cadela. Por estas e por outras, quase todas as lendas, senão todas, têm o seu fundo de verdade. E quando são belas e carregam esperança, alegram-nos e fazem-nos sonhar. Será a lenda de Rómulo e Remo assim tão descabida? O préstimo dos cães parece dizer-nos que não! Se Deus criou os animais para manterem o equilíbrio ecológico e valerem aos homens, conforme podemos ler no livro bíblico de Génesis, que maravilhoso serviço nos vem prestando ao doar-nos os cães, ao dar-lhes a capacidade de interagirem connosco e de os entendermos. O potencial canino ainda tem muito para dar e outro tanto para ser descoberto. Entretanto… continua a saga da castração das cadelas! Não me custa a crer, diante do que narrámos, que os cães poderão vir a ter um papel decisivo na recuperação de algumas espécies ameaçadas ou em vias de extinção.

Sem comentários:

Enviar um comentário