segunda-feira, 25 de maio de 2015

ELES NÃO CHORAM MAS EXIGEM O MESMO CUIDADO

Durante algum tempo procurámos explicações para certos factos, dúvidas relativas ao maior sucesso das senhoras no adestramento, ao cumular das dificuldades entre os jovens nesta actividade e à dificuldade generalizada de extroversão, característica indispensável a quem pretende comunicar e transmitir emoções, serenar para ensinar e apoiar quando é preciso. Pensámos a princípio que a supremacia das senhoras ficava a dever-se ao facto de serem por norma menos agressivas, que o menor sucesso dos jovens se remetia em exclusivo à sua imaturidade e que a ausência de extroversão ficava a dever-se a razões sociais e ao particular laboral de cada um. Pouco a pouco dissipámos todas as dúvidas e compreendemos que o exercício da maternidade e da paternidade resultam como o melhor dos subsídios para o adestramento, o que transforma os pais zelosos em excelentes adestradores, enquanto pais pedagógicos dos animais que adoptaram. A nossa certeza é também reforçada por aqueles que, nunca tendo filhos mas sendo naturalmente vocacionados para isso, acabam por tratar os seus cães como se os houvessem gerado.
Salvo as devidas diferenças, cuidar de um filho não difere muito de educar um cão, porque ambos necessitam de idêntica atenção e de um acompanhamento a par e passo, de serem compreendidos e de verem satisfeitas as suas necessidades básicas. O bebé apresenta uma vantagem em relação ao cão: chora quando alguma coisa não está bem e não se cala até se sentir confortável, quer necessite de atenção, socorro, carinho, descanso, comida ou higiene. Diante das mesmas necessidades, o cão manifestará alguma inquietude e ansiedade, podendo ladrar ou gemer, alterando em simultâneo as suas expressões mímicas (há cães que enfiam a cabeça por debaixo dos braços dos donos para que estes lhe façam festas). O particular do comportamento canino irá obrigar-nos ao seu conhecimento e à interpretação das suas expressões mímicas, para que prontamente sejam compreendidos, socorridos, apoiados na altura certa e assumam as regras sem maior dificuldade, mercê do seu conhecimento e da aquisição das rotinas que tomarão como suas.
Vezes sem conta temos assistido à impropriedade e invalidade dos apoios e incentivos dos condutores aos seus cães, que parecem pouco à vontade, com medo da exposição ao ridículo ou incomodados quando convidados a felicitá-los, menor empenho que o reforço positivo tende a substituir e a consertar à falta de melhor, ainda que não gratuitamente. Se entendermos o adestramento como uma arte, então ela será baseada no amor que opera a transfiguração dos condutores, que tudo fazem para melhor serem compreendidos. Urge trazer para o treino a relação binomial íntima e afectuosa alcançada no lar, que é o melhor dos subsídios e estímulo para o progresso escolar. Carregar para o treino uma postura diferente da alcançada em casa é promover a desconfiança canina, lançar os cães na confusão e criar barreiras ao seu ensino, já que resistirão ao treino na ânsia de chegarem a casa. 

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