domingo, 31 de maio de 2015

CÃO: O AGENTE PERSUASIVO

Hoje mais do que nunca, os cães são usados em todo o tipo de campanhas no sentido de persuadir ou sensibilizar as massas, porque raras são as pessoas que não nutrem por eles um carinho especial. A Fundação Argentina para o Transplante de Fígado lançou recentemente um vídeo, visto por mais de 2 milhões de pessoas, para alcançar mais doadores de órgãos, servindo-se da história fictícia de um idoso e do seu cão, que dividem o seu quotidiano um com o outro, realçando a parceria havida entre ambos. Dum momento para o outro, o idoso sente-se mal, adoece e vai parar ao hospital, onde acaba por morrer, sendo o seu fígado transplantado numa senhora a precisar dele. Como o cão havia seguido o dono até àquele hospital, ali permaneceu à porta na esperança de reencontrá-lo. Subitamente, sai daquela unidade hospitalar uma senhora numa cadeira de rodas, a mesma que recebeu o fígado do proprietário do animal. O cão vê-a, parece reconhecê-la, corre para ela e acaricia-a, como se reconhecesse nela a presença do seu finado dono. O vídeo termina com a mensagem: “Seja um doador de órgãos”. Apesar da mensagem ser forte e comovente, esse é o seu objectivo, é pouco plausível que na realidade as coisas se passassem assim. De qualquer modo, há que felicitar o publicitário mentor da ideia, uma vez que a sua mensagem cativou multidões e dificilmente deixará alguém indiferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário