Hoje mais do que nunca, os
cães são usados em todo o tipo de campanhas no sentido de persuadir ou sensibilizar
as massas, porque raras são as pessoas que não nutrem por eles um carinho
especial. A Fundação Argentina para o Transplante de Fígado lançou recentemente
um vídeo, visto por mais de 2 milhões de pessoas, para alcançar mais doadores
de órgãos, servindo-se da história fictícia de um idoso e do seu cão, que
dividem o seu quotidiano um com o outro, realçando a parceria havida entre
ambos. Dum momento para o outro, o idoso sente-se mal, adoece e vai parar ao
hospital, onde acaba por morrer, sendo o seu fígado transplantado numa senhora a
precisar dele. Como o cão havia seguido o dono até àquele hospital, ali permaneceu
à porta na esperança de reencontrá-lo. Subitamente, sai daquela unidade
hospitalar uma senhora numa cadeira de rodas, a mesma que recebeu o fígado do
proprietário do animal. O cão vê-a, parece reconhecê-la, corre para ela e acaricia-a,
como se reconhecesse nela a presença do seu finado dono. O vídeo termina com a
mensagem: “Seja um doador de órgãos”. Apesar da mensagem ser forte e comovente,
esse é o seu objectivo, é pouco plausível que na realidade as coisas se
passassem assim. De qualquer modo, há que felicitar o publicitário mentor da
ideia, uma vez que a sua mensagem cativou multidões e dificilmente deixará
alguém indiferente.
domingo, 31 de maio de 2015
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