Andam por aí uns
entusiastas, que fazem dos seus estados de ânimo método e da sua ignorância
ciência, promovidos a adestradores pelo azeite “Galo” ou por outro produto de
prateleira dos supermercados, que sujeitam os cachorros que lhes são confiados
a duros e abusivos treinos, a despeito do bem-estar dos animais e das
expectativas dos donos, numa verdadeira “degola dos inocentes” pelo total
desprezo dos mais elementares princípios pedagógicos, prática hedionda que a
curto prazo levará à saturação e desinteresse de homens e cães, lançando os
primeiros na confusão e os últimos na letargia, o que ao invés de fortalecer a
unidade binomial pretendida, antes compromete pelo estoiro a indispensável cumplicidade
interespécies.
Para esclarecimento dos novos
proprietários caninos ou daqueles que recentemente adquiriram cachorros,
esclarece-se que o adestramento infantil, o que tem início aos 4 meses de idade
dos animais, acontece pela transição tranquila da brincadeira para o trabalho
(primeiro mais brincadeira e só depois mais trabalho), de acordo com a
disponibilidade visível no seu desejo e expressões mímicas de afirmação – são
os cachorros a dizer-nos quando avançar e não as expectativas ou fezadas de
donos e treinadores! Por outro lado, há que considerar dois ciclos distintos no
ensino dos cachorros: o primeiro que vai dos 4 para os 6 meses e um segundo que
acontece dos 6 aos 8 meses. No primeiro ciclo a duração de cada sessão de
treino é de 45 minutos e no segundo de 60 minutos.
O cronograma das sessões
de treino no 1º CICLO ESCOLAR encontra-se
assim dividido: 10 minutos de sociabilização inter pares, 5
minutos de descanso e supercompensação, 5 minutos de aquecimento, 5
minutos de trabalho geral; 10 minutos de descanso e supercompensação e 10
minutos de correcção morfológica, introdução a pequenos obstáculos, alcance
lúdico de algumas figuras de obediência, etc., 45 MINUTOS SUBDIVIDIDOS EM 25 MINUTOS DE BRINCADEIRA E 20 DE
TRABALHO ESPECÍFICO. No 2º
CICLO ESCOLAR, o que abrange os cachorros que completaram
o 1º Ciclo e que têm entre 6 a 8 meses, cada sessão de treino encontra-se assim
subdividida: 10 minutos de sociabilização inter pares, 10 minutos de aquecimento, 10 minutos de descanso
e supercompensação; 10 minutos de trabalho geral, 10
minutos de descanso e supercompensação e 10 minutos de aperfeiçoamento técnico e
aquisição de novos conteúdos de ensino, 60
MINUTOS SUBDIVIDIDOS EM 30 MINUTOS DE BRINCADEIRA E 30 MINUTOS DE TRABALHO.
A
partir dos 9 meses de idade, os cachorros poderão trabalhar em conjunto com os
cães adultos em sessões de treino com uma duração de 90 minutos,
com tempos iguais e intercalados de trabalho e descanso. Convém adiantar que a
integração dos cachorros no trabalho com os cães adultos é de todo desejável,
porque os cães aprendem uns com os outros, sendo este o método mais natural
para a sua aprendizagem, que em simultâneo combate eficazmente a saturação (os
cães são competitivos).
Como se depreende, outros
apresentarão planos de aula diversos dos nossos, mas nenhum deles poderá ser
considerado válido se levar à saturação e ao desinteresse dos cachorros,
atropelos visíveis quando os animais rejeitam os estímulos/incentivos e só
querem ver as escolas ou centros de treino caninos pelas costas. Cachorros
assim tratados são lançados no desespero e afastados da cumplicidade, no que
lembram burros a “tirar água à nora”, contudo com uma diferença: aos burros
ainda tapavam os olhos para que não ficassem tontos!
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