quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

OS LOBOS JÁ AVANÇAM PARA A CÔTE D'AZUR

Pouco a pouco e de modo dissimulado, os lobos avançam para a Riviera Francesa, normalmente designada por Côte d’Azur, região que é considerada uma das áreas mais luxuosas, caras e sofisticadas do mundo, situada no litoral sul da França junto ao Mar Mediterrâneo e que administrativamente pertence ao Departamento Provença-Alpes-Costa Azul (Alpes Marítimos). Do último avistamento de um lobo naquelas paragens dá notícia hoje o jornal Nice-Matin, que diz ter sido visto um na aldeia de Rouret, perto de Grasse, a 17,3 km e a 31 minutos de Cannes pela DG185. Convém adiantar que Grasse confina com o Parc Naturel Régional des Préalpes d’Azur e que parte dela se encontra mesmo dentro daquele santuário da vida selvagem.
Como sempre acontece, as 150 ovelhas e 80 borregos de Rouret encontravam-se na cerca comunal com o seu pastor dentro da maior tranquilidade. Por volta das 16 horas, os cães inquietaram-se, correram para os bosques e começaram a lutar. O pastor, de nome Julien, percebeu imediatamente que andava por ali um lobo, lobo que enfrentou a 8 metros de distância e que conseguiu pôr em fuga por haver gritado. Apesar do homem não ter ganho para o susto, o rebanho nada sofreu e apenas um dos cães regressou com dentadas junto de um olho, no focinho e numa das coxas. O incidente levou o Perfeito da aldeia a manifestar preocupação com um possível ataque sobre um caminhante, um grupo de crianças ou uma pessoa vulnerável, o que nos parece pouco provável, servindo mais a preocupação do autarca para pôr Rouret no mapa do que para outra coisa qualquer.
Será que as praias da Côte d’Azur, com a chegada dos lobos, ainda irão rivalizar com a Ilha dos Porcos nas Bahamas e tornar-se atracção turística por causa disso? Não me custa a acreditar, porque os lobos são caçadores anfíbios e adoram refrescar-se, só não sei se virão a agradar-se da água salgada, imersão que por um lado lhes faria muito bem, ao expulsar-lhes os parasitas externos que tanto os apoquentam.
Depois dos javalis terem descido às praias de Setúbal, eu já acredito em tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário