quarta-feira, 10 de abril de 2013

A HISTÓRIA DO LÍDER INVISÍVEL

Quando o Verão chega a Portugal, o melhor sítio para o desfrutar encontra-se no litoral, na faixa compreendida entre os Cabos da Roca e Carvoeiro, no designado Litoral Oeste, porque para Sul do primeiro o calor é insuportável e para Norte do segundo a temperatura é substancialmente mais baixa. A época estival entre Cascais e Peniche é por demais generosa para os veraneantes, porque o calor advindo do  interior peninsular é alternado com a fresca brisa atlântica, o que permite um repouso seguro e prolongado. Outrora essa suave nortada movia os moinhos de vento (hoje abandonados, deteriorados e em desuso), coisa impossível de acontecer no Inverno, porque no Oeste o vento pouco sopra e quando sopra, é por demais violento e rasa o temporal.
Os portugueses ajeitam-se mal para os piqueniques quando comparados com os práticos europeus mais à norte ou… ajeitam-se em demasia, porque carregam para as praias e pinhais uma quantidade enorme de acessórios e comida, mesmo quando oriundos de extractos sociais mais baixos. É comum vê-los a assar sardinhas, pimentos, chouriços, bacalhau, frangos e febras de porco. O vinho nunca falta e o pão também não, há quem faça ainda comida de panela, caldeirada de peixe e arroz de marisco, invariavelmente complementados com sobremesas variadas: pudim de ovos, pão de ló, salada de frutas, mousse de chocolate, farofas e por aí adiante. Os lusos têm o mau hábito de comer bem, de repartir com os outros e não sabemos como será daqui em diante.
À imitação dos piqueniques, também o serviço de catering para as fimagens é geralmente abundante, variado e rico, isto se houver quem o pague e a produção não viva em constante aperto, o que infelizmente, tanto ontem como hoje, sempre acontece. Nós tivemos sorte quando por lá andámos e não nos pudemos queixar. Cerca das duas da tarde, lá para os lados de Ribamar, numa indústria de transformação de bacalhau, com a temperatura a rondar os 35 graus centígrados e sem serviço imediato à vista, depois de haver comido como um abade (outros diriam como um bruto), decidi ir descansar virado para as ondas do mar. Peguei num dos cães que foi protagonista nessa série de ficção, abri e reclinei a minha cadeira desdobrável, deitei o animal aos meus e dei-lhe o comando de “quieto”, certo que iria descansar, com o sol quente a bater-me na barriga e a brisa fresca a soprar-me nas orelhas.
Estava redondamente enganado, porque o pastor alemão não parou por muito tempo quieto, talvez incomodado pelo sol e movido pela procura de uma sombra, apesar de ambos nos encontrarmos debaixo de uma árvore. Escapulia-se mal me ouvia ressonar e pouco descanso me dava. Quando desaparecia, chamava-o pelo nome e ordenava-lhe o “aqui”. E fiz isso vezes sem conta, até que finalmente se conformou com a sua sorte, até porque não tinha outro remédio! Já mais descansado, adormeci, embalado pelo mar a bater nas rochas e pelo silvo das gaivotas.
De repente e para surpresa minha, começo a ouvir: “Bibos, aqui!”. Sem abrir os olhos, porque pensei tratar-se de alguma brincadeira dum membro da equipa técnica, gente obrigada a extravasar pelo stresse a que é sujeita e que não é pouco, soltei: “E se fosses brincar com os meninos da tua idade?”  O silêncio voltou a reinar e o problema pareceu resolvido. Passados alguns minutos, outra vez: “Bibos, aqui!” Farto da brincadeira, soltei um impropério e de olhos semi-abertos, olhava em todas as direcções, na ânsia de surpreender, em flagrante delito, quem estava a gozar comigo e a importunar o pobre do animal.
Munido de uma vara, porque assim se dá caça aos malandrecos, com os ouvidos bem abertos e as pernas tensas, fiquei alerta, tal qual predador à espera da presa. Por mais que ouvisse chamar o cão, não avistava ninguém, nem perto nem longe! Finalmente percebi que o som vinha duma cave que tinha a porta entreaberta. Entrei e deparei-me com um papagaio cinzento, bem disposto e disposto a mostrar-me as suas habilidades. Era ele quem chamava pelo cão. Segundo me disseram depois, ele aprendia e reproduzia prontamente tudo quanto ouvia. Fiquei maravilhado com a ave e mais ficaria se o cão não lhe obedecesse! Mais tarde foi-me oferecido um da mesma variedade, um figurão de todo o tamanho e um verdadeiro “artista”, um atrevido que conhecia todos os comandos verbais ministrados aos cães, que quando ouvia “senta”, logo dizia: “deita, quieto” e… muitos cães obedeciam-lhe pela mecanicidade das acções, em particular aqueles que não tinham sido objecto da contra-ordem. Esta história verídica levanta três questões e adianta uma conclusão: porque teimam certos donos em ser psitaciformes e psitacídeos? Porque continuam a mandar ensinar os seus cães a outrém? Só para lhes dar ordens? Para isso já cá temos os papagaios!

Sem comentários:

Enviar um comentário