segunda-feira, 10 de agosto de 2020

MORRER NA BAÍA DO MAR BÁLTICO

Com o aumento das temperaturas, inclusive com as verificadas nas águas do mar, as algas tóxicas azul-esverdeadas não atacam só as praias algarvias e estendem-se agora até ao Mar Báltico. Na cidade alemã de Greifswald, no Estado de Mecklenburg-Vorpommern (Pomerânia Ocidental), várias praias foram encerradas ao público devido ao aparecimento destas algas, conforme anunciou esta cidade ontem e que afectam também as secções de Riems, Eldena e Wampen.
Como foi dito por um porta-voz distrital, as algas tóxicas foram a causa da morte de dois cães que se banharam no Greifswalder Bodden, perto de Wampen, que adiantou ainda: “A secção da praia de Wampen está fechada desde Domingo por causa da alta concentração de algas azul-esverdeadas.” Segundo o Escritório Distrital estas algas multiplicam-se mais rapidamente quando o nível da água é mais baixo e o vento não se fez sentir nos dias anteriores.
Com as altas temperaturas que se têm feito sentir, a corrida ao Mar Báltico tem batido todos os recordes, havendo muitos proprietários caninos que deixaram correr livremente os seus cães pela água no passado Sábado. Após isso, alguns cães que beberam daquela água, mostraram sinais de envenenamento e de nada valeram os esforços duma clínica em Rostock que pretendia salvá-los. Obrigado a tomar medidas relativas à saúde de pessoas e animais, O Distrito anunciou o aumento do controlo em cerca de 6 destas áreas de natação da região.
Estas algas tóxicas não aparecem apenas no mar e com maior facilidade invadem rios e lagoas de água doce. Antes de molhar os pés ou consentir que o seu cão se banhe num qualquer curso de água, certifique-se primeiro da inexistência destas algas, a bem da vida e da saúde de ambos.

Sem comentários:

Enviar um comentário