segunda-feira, 24 de agosto de 2020

MELHOR SERIA TER IDO PRATICAR JODEL

Todos sabemos que o mundo seria um lugar substancialmente mais triste sem as cantigas e os cantores italianos, apesar dos transalpinos terem dado à humanidade vultos importantes tanto nas artes como nas ciências. Contudo, em paralelo com o esparguete, ao lembrarmo-nos de italianos, vem-nos imediatamente à cabeça as suas belas melodias. Ontem à tarde em Mühlbachl, município austríaco situado no Distrito de Innsbruck-Land, no Estado do Tirol, um italiano de 31 anos, ao invés de ter ido praticar Jodel(1), decidiu ir passear o cão de um amigo na companhia de duas crianças austríacas.
A determinado momento e por razões ainda por esclarecer, uma menina com apenas 7 anos de idade que o acompanhava, decidiu conduzir o cão pela trela, vindo a cair inexplicavelmente no chão e a ser mordida duas vezes no rosto. O italiano, que não se encontrava por perto, ao ouvir os gritos da menina correu para ela e finalmente levantou-a do chão, não evitando mesmo assim que a criança acabasse mordida nas nádegas. A menina acabou transportada para a Clínica de Innsbruck com ferimentos graves na cara e nas nádegas.
Estamos em crer que o ataque do cão foi defensivo, que aconteceu como resposta à queda da menina, que ao cair, provavelmente magoou-o ou pisou-o. O que não conseguimos compreender é o desplante do transalpino ao confiar o cão a uma menina tão nova, carente da robustez necessária e com pouco senso de responsabilidade?! Como dizia uma velhota na aldeia que me viu nascer: “Estava-se mesmo a ver o que ia acontecer!” Como isto não acontece só aos outros, evite irresponsabilidades destas.
(1)Jodel é uma forma de canto que utiliza sílabas fonéticas, criando um som que muda rápida e repetidamente, sendo uma troca do registo de peito para o falsete e do registo de falsete para o peito com uma determinada velocidade. Esta técnica vocal é usada frequentemente nos Alpes e no Tirol, regiões que favorecem o aparecimento do eco devido ao seu terreno acidentado, pleno de vales, lagos e rochedos. O Jodel, por vezes escrito como Yodel, é também entendido com canto tirolês.

Sem comentários:

Enviar um comentário