Ontem
efectuámos a iniciação aos túneis através de um superficial de 222X58X61.5 cm,
semi-iluminado de alumínio e madeira. Todos os cães acabaram por ultrapassá-lo
alegres e céleres. No que à Técnica de Condução diz respeito, a abordagem aos
túneis, quando dispostos em sequências de obstáculos de transposição vertical,
acontece por desaceleração, porque de outro modo os cães saltar-lhe-ão para
cima ou desviar-se-ão dele. Apesar disso, os cães embalam nos túneis, o que
obriga os seus condutores normalmente ao sprint, caso os conduzam de modo
dinâmico (lado-a-lado). Estes obstáculos, para além de contribuírem para a
eliminação da claustrofobia canina, são indispensáveis nos simulacros relativos
à busca e salvamento, apresentando diversas formas e graus de dificuldade de
acordo com os diferentes anfiteatros operacionais, que sempre evoluirão dos
mais simples para os mais complicados.
Num
país como o nosso, com uma cinotecnia durante anos pouco interventiva, as
pistas tácticas foram abandonadas e esquecidas, ocasionalmente retocadas pelos
militares em ocasiões de festivas, mudanças de chefia ou de revista às
instalações. As poucas que ainda sobrevivem continuam desertas e na maioria dos
casos não se sabe quando voltarão a ser reutilizadas (se alguma voltarem a ser).
Por outro lado a qualidade e o grau de exigência das nossas pistas tácticas
nunca foi por aí além. No caso dos militares e paramilitares a maior ou menor
qualidade das suas pistas tácticas sempre dependeu, inevitavelmente, da
formação, carolice e clarividência dos seus comandantes. Por outro lado, as
pistas tácticas destinadas a binómios civis depressa foram abandonadas, porque
importava mais conservar os clientes do que exigir-lhes esforços para os quais
não se encontravam preparados e não encontravam razão de ser. No entanto, para
aqueles que gostam de saber e aprender, adiantamos que uma pista táctica digna
deste nome, atendendo à diversidade, quantidade e exigência dos serviços caninos,
deverá apresentar 3 pisos laborais: um subterrâneo, um superficial e um aéreo,
pormenor que dificilmente suscitará dúvidas a alguém.
Como
o assunto é apaixonante, voltaremos a falar dele. Participaram nos trabalhos de
ontem os seguintes binómios: Afonso/Masha; José António/Doc; Julieta/Lexa;
Luísa/Kitty; Nuno/Bela; Paulo/Bohr; Svetlana/Russa e Tiago/Alfa. Aguardamos com
ansiedade o retorno Soneca e amanhã no mesmo local e à mesma hora retomaremos
os trabalhos de ontem. Bom Domingo!
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