segunda-feira, 17 de agosto de 2020

GOVERNO ALEMÃO QUER AUMENTAR AS EXIGÊNCIAS

Pelo “Rheinische Post” ficámos a saber que o Governo Federal Alemão, através do seu Ministério da Agricultura, pretende pôr em prática um novo Projecto-Lei que aumentará as exigências dos proprietários caninos tendo em conta o bem-estar animal. Deste documento, agora revelado, saliento 7 medidas:
1ª _ Um cão deve ter acesso ao ar livre pelo menos duas vezes por dia num total de uma hora; 2ª – Futuramente, os cães não poderão ficar sozinhos o dia todo e os seus donos deverão cuidar deles várias vezes ao dia; 3ª _ Os cães deverão receber “um grau suficiente de movimento e contacto com os estímulos ambientais”; 4ª _ Manter os cães presos a uma corrente ou a uma guia será expressamente proibido; 5ª _ Também deverão ser proibidas exposições caninas que ponham em agonia os animais e que os impeçam de comportar-se adequadamente, incluindo-se nisto caudas ou orelhas total ou parcialmente amputadas de maneira contrária ao bem-estar animal;
6ª _ De acordo com os planos do Governo Federal, também existem requisitos mais rígidos para os criadores de cães, que só terão permissão para cuidar de no máximo três cadelas com ninhadas ao mesmo tempo. Adiantam-se novos regulamentos relativos ao tamanho e temperatura das caixas de parto, pelo que os cachorros deverão ter uma temperatura ambiente de 18 graus celsius nas duas primeiras semanas de vida e fazer exercícios pelo menos uma vez ao dia; 7ª _ Este Projecto-Lei proíbe ainda o transporte de animais num tempo superior a 4 horas e meia dentro da Alemanha e exige que esse transporte seja feito abaixo dos 30 graus celsius.
Há muito que observamos estas regras entre os cães escolares e no pequeno círculo de criação que acompanhamos. Curiosamente, talvez por não sermos afectados pelo clientelismo, as nossas regras são mais abrangentes, o que eventualmente não poderá ser desligado da sua saúde, bem-estar, alegria e melhor préstimo dos nossos cães. De qualquer modo, é sempre bom saber o que se faz lá por fora, até porque as modas sempre vêm de lá. Certo é que, em termos de bem-estar animal, a Acendura está claramente na vanguarda.

Sem comentários:

Enviar um comentário