terça-feira, 24 de setembro de 2013

O XIII ESTÁGIO DA ACENDURA BRAVA (39º 42’ N 8º 17’ W)

Realizou-se no passado fim-de-semana, dias 20, 21 e 22, o XIII Estágio da Acendura Brava que contou com 22 participantes e 18 binómios. O duplo objectivo da excursão escolar, plenamente alcançado, era o de familiarizar os binómios com a prática dos obstáculos e de capacitar os cães no desempenho dentro de água.
Ainda houve tempo para uma caminhada nocturna, para acções típicas da disciplina de guarda e no último dia realizaram-se provas para a fixação dos conteúdos de ensino adiantados.
As classificações obtidas pelos binómios com cães adultos nos obstáculos foram (até ao 5º lugar): 1º RED/ Rui Santos; 2º BROWNIE/ Jorge Martins; 3º RADAR  Joana Melo, 4º BONNIE/ Augusto Ribeiro e 5º DAISY/ Augusto Ribeiro.
Na prova de natação a classificação ficou assim: 1º DAISY/ Augusto Ribeiro; 2º RADAR/ Joana Melo; 3º BROWNIE/ Jorge Martins; 4º RED/ Rui Santos e 5º WILLIE/ Márcio Duarte.
Na prova de obstáculos para os cachorros até 1 ano de idade, a classificação foi a seguinte: 1º HUK/ Augusto Ribeiro; 2º RED/ Augusto Ribeiro/ 3º DAISY/ Telma, 4º GIGA/ Jorge Martins e 5º TWIX/ João Ramos.
Na natação para a mesma categoria, a classificação ficou assim ordenada: 1º GIGA/ Jorge Martins, 2º RED/ Augusto Ribeiro, 3º HUK/ Augusto Ribeiro, 4º KIRA/ Márcio Duarte e 5º DAISY/ Telma.
Os binómios constituídos pelo Sr. Augusto Ribeiro, a jogar em casa, alcançaram 55.5% dos pontos em jogo. O CPA RED, agora com 7 anos de idade e propriedade do Sr. Rui Santos alcançou  70% dos pontos possíveis, mostrando que apesar da idade, quem sabe nunca esquece e que a longevidade laboral é possível.
Nos cachorros o destaque foi para duas cachorras CPA, a HUK e a RED. A revelação coube à DAISY, uma SRD com muita garra, versátil e disponível. Participaram ainda nos trabalhos os seguintes binómios: BOXER/Luis Rebelo e PANTERA/Ricardo.
Os trabalhos foram coordenados pela Joana Melo, Rui Santos e Jorge Martins, cabendo também ao Sr. João Carreiras várias tarefas inerentes ao sucesso deste evento.
Nota de registo foi a participação do menino João Pedro Ferreira, que com apenas 11 anos, acampou com a sua CPA Cocas ao lado dos demais, debaixo da supervisão da Joana Melo, participando com interesse em todas as actividades.
A cozinha esteve a cargo da SrªAna Paula e ninguém passou fome, apesar de muita gente não gostar de sardinhas (este prato tão português jamais voltará ao menú de qualquer estágio ou acampamento). O Sr. Augusto Ribeiro fez as honras da casa e fê-las muito bem, pelo que lhe estamos muito gratos. Os condutores puderam ainda usufruir de uma praia fluvial privativa e de uma piscina colocada ao seu dispor.
No trabalho desenvolvido no rio avistámos duas lontras, que indiferentes à companhia dos cães, se deliciavam com camarões de água doce. 
O tempo esteve de feição e a lua iluminou as noites, o que muito ajudou na subida da serra e no retorno ao vale. Os cães adultos puderam expor a sua capacidade atlética no “Arco” e dois deles conseguiram ultrapassá-lo a 1.20 m de altura (RED e RADAR). O Sr. Jorge Martins, enquanto criador de CPA’s, esteve em alta porque os filhos da Brownie e do Kaiser estiveram em todos os pódios.
Queremos daqui endereçar os nossos agradecimentos a todos os participantes e esperamos vê-los de novo no próximo estágio, especialmente aqueles que agora iniciaram as suas actividades connosco, quer como convidados quer ainda como alunos.
Para a próxima vez trabalharemos em serra acima dos 400m, num ecossistema bem diverso e ao mesmo tempo único, com o propósito de melhor equipar homens e cães, para que em tudo e em todo o lugar, os vínculos binomais saiam reforçados e grupo escolar mais unido. Felicidades e boas caminhadas!          
 

Sem comentários:

Enviar um comentário