quarta-feira, 11 de setembro de 2013

NOTA EDITORIAL

Nunca tivemos pretensões globais ou sonhos megalómanos (por isso nunca optámos por uma edição bilingue), apenas o desejo de influir no pequeno mundo ao nosso redor, neste País que amamos e que nos adoptou como filhos, porque lhe estamos gratos e muito lhe devemos. Criámos este Blog para “consumo interno”, para os nossos alunos de todos os tempos, como meio de os auxiliar e congregar no amor pelos cães, enquanto arautos da nossa mensagem e membros desta grande família (desde o início dos nossos trabalhos até hoje já passaram por nós cerca de 38.000 binómios e ministrámos ensino a mais de 60 raças caninas).
No entanto, como a língua portuguesa é uma das grandes vias de acesso neste planeta, os nossos artigos são visitados por leitores de mais de 80 países e de todos os continentes. É evidente que a maior parte deles são lusos ou luso-descendentes e que os brasileiros ocupam o segundo lugar nas visitas (34.930, cerca de 30%). Imediatamente a seguir aos leitores de Portugal e do Brasil, seguem-se os dos Estados Unidos da América (3.374), da Rússia (1.306), da França (977), da Alemanha (837), do Reino Unido (491), de Angola (365), de Espanha (276) e finalmente os da Holanda com 273. Os restantes 6.701 leitores, até à data, encontram-se espalhados pelo globo. O número de visitantes do Leste europeu tem vindo a aumentar e da Sérvia vem o 2º maior grupo. Хвала!
Como a Internet faz maravilhas, este mês tivemos ainda leitores dos seguintes países europeus: Grécia, Itália, Polónia, Suiça, Turquia e Ucrânia. China, India e Japão da Ásia, Canadá e México da América do Norte, Argentina da América do Sul, Moçambique da África Austral, das Seychelles e também 9 de Israel (Shalom, mazel tov). Infelizmente não temos visitantes dos países muçulmanos, tanto dos sujeitos à  “Sharia” como dos liberais, por isso daqui saudamos um fiel leitor do Líbano, provavelmente cristão, com o qual gostaríamos de trocar correspondência, caso esteja interessado.
Muitos destes leitores colocam-nos questões e pedem-nos conselho, o que de sobremaneira tem aumentado o nosso trabalho e enriquecido a nossa experiência. Por causa disto, a actualização do Blog tarda nos meses ou semanas de maior azáfama, quando importa dar resposta a quem nos procura (já aconteceu estarmos no Hemisfério Sul a adiantar soluções para o Hemisfério Norte e vice-versa). Considerando esta realidade, estamos a pensar levar a cabo uma edição bilingue, muito embora saibamos que ela irá agravar o nosso já sobrecarregado caderno de encargos. Para além dos comuns proprietários caninos, temos sido abordados por criadores, adestradores, etólogos e estudantes de antrozoologia, gente a quem queremos agradecer pelo contributo que nos tem prestado. Esperamos continuar assim e agradecemos a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário