quinta-feira, 6 de abril de 2023

CÃO MORRE AO CONTRAIR GRIPE AVIÁRIA EM OSHAWA

 

Um cão de estimação morreu após testar positivo para gripe aviária em Oshawa (1). A Saúde Pública disse num comunicado divulgado na passada terça-feira que o cão, que testou positivo para o patogénico no dia 01 de abril e é o único caso deste tipo no Canadá. Este cão de Oshawa contraiu a infecção após ter mastigado um ganso selvagem. Segundo as agências de saúde, ele morreu após ter desenvolvido os sintomas. A notícia surge depois de duas aves aquáticas aparecerem mortas em Brampton e Caledon, Ontário e terem testado positivo para o vírus no final de março. A cidade disse que “dezenas” de outras aves aquáticas também morreram naquelas áreas, supostamente pela mesma doença. Uma necropsia foi concluída no cão em 03 de abril e “mostrou envolvimento do sistema respiratório”, de acordo com a Saúde Pública, que disse que mais testes estão em andamento.

“O número de casos documentados de gripe aviária H5N1 em espécies não aviárias, como cães e gatos, é baixo, apesar do vírus ter causado grandes surtos aviários globalmente nos últimos anos”, diz o comunicado. “Com base nas evidências actuais no Canadá, o risco para o público em geral permanece baixo e as evidências científicas actuais sugerem que o risco de um ser humano contrair gripe aviária de um animal doméstico é menor”. Nunca houve um caso humano de gripe aviária contraída a partir de um animal doméstico no Canadá. Neste momento, as agências também fizeram saber que não houve transmissão deste vírus de humano para humano. “No entanto, os proprietários dos pets estão a ser encorajados a tomar as precauções apropriadas para se protegerem a si mesmos e aos seus animais”, disseram as autoridades de saúde, avisando-os para a evitar alimentá-los com carne crua de aves e de aves de caça, assim como impedir que brinquem ou consumam animais mortos.

A Public Health Canada, em conjunto com a Agência Canadiana de Inspeção de Alimentos, diz que está a “rastrear de perto” a actividade da gripe aviária no Canadá. No passado mês de março, o Jardim Zoológico de Toronto fechou os seus aviários como medida de precaução depois do vírus ter sido detectado num aviário comercial no sul de Ontário. De acordo com o governo federal, as primeiras detecções do actual surto de gripe aviária em animais no Canadá foram primeiro relatadas em raposas, nos estados de Ontário, Quebec e Colúmbia Britânica, assim como em focas, golfinhos e ursos negros no Quebec em julho de 2022. Pelo que nos é dito pelas autoridades de saúde do Canadá, a H5N1 dificilmente nos causará mossa e afectará os nossos cães. Porém, convém não esquecer as suas recomendações!

(1)Oshawa é uma cidade localizada na província canadiana de Ontário.

Sem comentários:

Enviar um comentário