quinta-feira, 13 de junho de 2019

POSSO ENCONTRAR UM BOM CÃO DE GUARDA NUM ABRIGO?

Posso encontrar um bom cão de guarda num abrigo? No sentido lato é possível, no restrito só excepcionalmente, considerando os clássicos conceitos que caracterizam um bom guardião e que tendem a mudar devido à cooperação das novas tecnologias que exigem cães com outras características (já os há a trabalhar nesta área em parceria com drones, recriando a ancestral parceria falcão-lebrel na caça).
Se entendermos os cães de segurança como um todo, incluindo nele os cães de alarme, de defesa pessoal, de guarda e de resgate, certamente encontraremos num abrigo muitos e bons cães de alarme, um ou outro que se preste para a defesa pessoal e dificilmente algum que seja próprio para a guarda e pró resgate. E isto porquê? Porque a castração ali operada priva per sempre os cães dos necessários impulsos à defesa, à luta e ao poder inerentes à função, para além de enfraquecer substantivamente a sua territorialidade.
Por vezes, há quem diga inexplicavelmente, um cão castrado e oriundo desta procedência revela-se um excelente guardião, ficando isso a dever-se a uma castração tardia e posterior a um condicionamento específico ou à memória de uma ou mais experiências felizes. Quanto mais tarde se castra um cão, menos notórios são os efeitos da castração e o inverso também é verdade. Se a castração apazigua quase por completo a inimizade dos cães em relação às pessoas, ele é menos eficaz entre iguais e pode impossibilitar a coabitação imediata entre cães desconhecidos.
Como é muito difícil encontrar um bom guarda num abrigo para cães com esta prática, é melhor procurá-lo noutro lugar. Segundo os parâmetros actuais e aceitáveis em vigor, ratificados pela procura, adianta-se que um bom cão de guarda deve preencher os seguintes requisitos: ser cúmplice, incorruptível, célere (velocidade instantânea nunca inferior a 45km/h); ágil; manifestamente territorial; resistente; decidido; intrépido; combativo (capaz de responder ao dolo), portador de um forte instinto de presa; dissimulado nas acções; rústico; enérgico; sempre atento, curioso, fácil de ser transportado (com peso nunca superior aos 33kg), com modos de captura próximos dos encontrados nos sighthounds que lhe possibilitem múltiplos golpes sobre qualquer parte do corpo dos seus opositores, quer estes se encontrem parados ou em movimento.  

Sem comentários:

Enviar um comentário