quarta-feira, 5 de junho de 2019

COM OS OLHOS EM BICO, MAS SEMPRE COM ELES BEM ABERTOS!

Não é muito comum um europeu ter um grupo de amigos japoneses e vice-versa, dificuldade ligada ao particular das línguas, diversidade cultural e distância geográfica. Já no Brasil tudo é mais fácil, porque não faltam brasileiros de etnia japonesa bem integrados e a falar português, ainda que alguns os confundam com os coreanos, o que de certo modo é uma ofensa para ambos face à Invasão da Coreia pelo Japão, ocupação que durou desde 35 anos, de 1910 a 1945 e que resultou na escravização dos homens coreanos e a na prostituição generalizada das suas mulheres e filhas (tradicionalmente os japoneses nunca tiveram em boa conta os coreanos e estes têm os outros na pior).
O que lá vai, lá vai e espera-se que atrocidades destas não voltem a acontecer, seja onde for e entre quem seja. Na bonita Ilha de Hokkaido, segunda maior ilha do arquipélago japonês e a mais setentrional, mais propriamente na sua capital, Sapporo, uma padaria local chamada “Uchi wa Panya” (Somos uma padaria!), há muito tempo que usa a silhueta de cães afamados para dar forma aos seus doces tradicionais, nomeadamente os Shiba Inu.
E como os nipónicos não gostam de partir atrasados e de estar em desvantagem, a dita padaria mudou a forma dos seus bolos do Shiba Inu para os Corgis, bolinhos que reproduzem a traseira destes cães tal qual ela se apresenta. Os Corgis transformados em biscoitos podem ainda ser recheados com compota de maçã ou pudim de baunilha.
Na senda do progresso e das oportunidades que ele possibilita a nível económico, os japoneses não se atrasam e começam a descobrir a importância de um novo e rico mercado estabelecido à volta dos cães, não sendo por isso de estranhar que tenham posto à venda o primeiro cão-robot nos mercados internacionais - um robot que era mais que um mero brinquedo.
Seja para o que for, sempre teremos que contar com os japoneses, mesmo agora quando não parecem fazer sombra aos chineses. Mais depressa do que se imagina, vários produtos japoneses direccionados aos pets invadirão o mercado. Imaginava chegar a Sapporo e comer um bolinho em forma de Corgi? Talvez não, mas os japoneses já esperam a sua visita antes de decidir passar por lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário