quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

SIM, ELES APRENDEM COM OS SEUS ERROS


Diz-se que só os homens aprendem com os seus erros mas dum jeito ou de outro todos os animais o fazem motivados pelo instinto de sobrevivência, caso contrário há que muito que estariam extintos por ausência de adaptação. É sabido que os mais instintivos tendem a desaparecer precocemente e que os predadores melhoram consideravelmente o seu desempenho com o treino e o tempo, esmerando-se nos métodos e alcançando novas presas quando necessário. Dos animais que temos mais à mão, o cão é aquele que melhor se adapta, exactamente porque possui poucos instintos e é rico em personalidade, aprendendo em simultâneo com as experiências positivas e negativas que nele se constituem em lições de vida, o que realça a importância do impulso ao conhecimento, primeiro responsável pelo maior ou menor sucesso no seu ensino, busílis que muitos canicultores olvidam para mal dos seus pecados e que acabará por comprometer o bom-nome dos animais que criam pela diminuição da sua procura. De que valerá um cão saudável, robusto e valente se apresentar dificuldades na aprendizagem?
Ninguém duvida que o “reforço positivo” é o melhor dos métodos para ensinar todo e qualquer cão, que é de fácil assimilação para os donos e do agrado dos cães, um verdadeiro hino à sã e mútua convivência. Mas se subtrairmos dele as experiências negativas pelo concurso exclusivo do facilitismo, alguns cães tornar-se-ão bobos, pouco regrados, disparatados e despreparados para os perigos que os cercam, vendo assim comprometida a sua salvaguarda pela experiência repetitiva que não os alertou para a realidade à sua volta e que obstará também à identificação dos seus inimigos, aumentando assim a sua vulnerabilidade, o que é contraproducente para os cães em geral e fatal para os de guarda. Contudo, tal não deverá impedir o maior peso da recompensa no seu ensino. Sim, os cães deverão experimentar também o insucesso para que, mediante os seus erros, encontrem a solução adequada, desde que este não se constitua em trauma e sempre obrigue a um final feliz pelo engenho, incentivo, agrado e supervisão dos seus mestres. Se errar é humano como dizem, só o errar dos cães os levará ao acerto porque nasceram para agradar e são naturalmente competitivos.
O aumento das dificuldades, que deverá ser gradual e só proposto depois de vencidos os exercícios anteriores, estimulará e desenvolverá o impulso ao conhecimento que herdaram, benefícios mais profícuos e visíveis na sua fase plástica, estágio que atravessam antes de atingirem as suas maturidades sexual e emocional e que os levará à excelência cognitiva, ao desembaraçar de um conjunto de situações que encontrarão ao longo da sua vida. Estimular o acerto é obrigatório para quem ensina, nem quer por vezes tenhamos de lhes contar a história da frente para trás, porque ao invés de “verem a luz no final do túnel”, só a vêem depois dele ultrapassado. O hábito salutar de colocar problemas aos cães com indicadores por eles perceptíveis irá torná-los mais aptos e menos dependentes, autonomia procurada naqueles cujo serviço não conta com a presença habitual dos seus donos, até porque mais importa, em termos de trabalho, o desenvolvimento do seu córtice cerebral do que a morfologia da sua cabeça, havendo inúmeras ocasiões, nomeadamente nas desvantajosas, em que mais importa esquivar-se do que “dar o corpo ao manifesto”. Um cão valente morre na peleja e um convenientemente preparado aguarda ocasião e procura a vantagem. Assim, não é errado dizer-se que o nível de aptidão dum cão reflecte normalmente a encontrada no seu dono, que será mais ou menos capaz de acordo com a capacidade de quem o ensinou. Geneticamente subsistem cães com diferentes graus de aptidão, mas todos podem vê-la substancialmente aumentada. Para tudo é preciso ter sorte e há cães que não têm nenhuma.
Hoje mais do que nunca, os cães são obrigados a lidar com um sem número de dispositivos mecânicos, eléctricos e electrónicos no seu quotidiano e desempenho das suas missões, tanto os civis como os militares, quer se destinem à parceria, ao auxilio, à procura, à protecção, ao desencarceramento, ao salvamento ou ao resgate de pessoas, o que faz do adestramento um tremendo desafio e obriga os canicultores à produção de cães mais curiosos, mais disponíveis e com maior versatilidade, porque se assim não procederem, correm o risco de passar os seus cães à história, onde os dinossauros os esperam em conjunto com outros já desaparecidos, todos eles inadaptados, porque tudo o que é imprestável acaba preterido e desprezado. Melhor seria que trabalhassem em conjunto com os adestradores porque estes melhor do que ninguém, ao testarem objectivamente os animais, poderão indicar-lhes com menor margem de erro quais os progenitores mais habilitados e recomendáveis. O cão não é um produto de primeira necessidade mas torna-se imprescindível quando os seus méritos são insubstituíveis.

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