domingo, 2 de julho de 2017

É MELHOR ANTES QUE DEPOIS!

Agora que a maioria dos centros de adestramento canino reconhece a importância da idade da cópia nos cachorros, que acontece aos 4 meses de idade e que decorre até aos seis, é de todo conveniente que não a desprezem e aproveitem em favor dum melhor entendimento entre homens e cães. Uma das metas que importa alcançar nesses 2 meses é a condução dos cachorros em liberdade, tarefa que não será difícil de alcançar porque nessa ocasião persistem em andar à nossa volta e a seguir-nos para todo o lado.
É melhor que isso aconteça antes dos 6 meses e não depois, antes da puberdade e não após, porque uma vez atingida a maturidade sexual dos cachorros, os seus interesses mudam, tornam-se mais robustos, mostram vontade própria, procuram alguma autonomia e oferecem maior resistência, factores que somados levá-los-ão à procura de novos desafios, desafios que nem sempre se coadunam ou completam na desejável cumplicidade binomial.
É óbvio que qualquer cão pode ser ensinado em qualquer idade, mas quando começou a treinar aos 4 meses de idade e chega aos 6 e ainda não anda em liberdade, descontraído e alinhado pelo dono, tal despropósito ficar-se-á a dever a uma ou à combinação das seguintes razões: liderança abusiva, ausente de ambição e desapegada dos protocolos correctos; carga horária de ensino insuficiente; ausência de recapitulação doméstica dos conteúdos de ensino; falta de vínculos afectivos com o dono ou ao possível desajustamento entre o método e o animal. Seja qual for a razão ou razões do logro, uma coisa é certa: o treino não surtiu o efeito esperado!

Sem comentários:

Enviar um comentário