domingo, 2 de julho de 2017

CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DOS CÃES “COSTUREIRINHAS”

Chama-se a um cão de guarda de “costureirinha” quando este, ao invés de se fixar num só ponto de mordedura, desfere vários ataques num reduzido espaço de tempo sem se deixar alcançar pelo seu opositor, tornando-se assim indefensável, imprevisto, cirúrgico e muito perigoso (talvez por causa de cães assim se passou da manga para as jardineiras e destas para os fatos completos). Ao contrário do que se pensa, estes ataques são defensivos e tornam-se eficazes perante as iniciativas e erros daqueles que defrontam estes cães, que ao actuarem em contragolpe impedem-lhes a defesa. Estes cães, porque arrancam em alta velocidade, são próprios para o derrube e nunca voltam de boca vazia, acabando por atingir os seus opositores onde as protecções não chegam ou são mais frágeis.
As fêmeas com fortes impulsos à luta e ao conhecimento, com pesos acima dos 28 kg e abaixo dos 34 são as que fornecem maior número de “costureirinhas”. No caso específico dos Pastores Alemães o fenómeno é mais visível nas fêmeas lobeiras ou de forte construção nessa variedade cromática. Entre os machos a ocorrência de animais com estas características é muito rara, porque o peso da dominância a isso obsta, já que é para ela que transitam os submissos pelo treino e nenhum muito-submisso conseguirá abraçar este desempenho.
Poderá condicionar-se um cão a comportar-se deste modo? É possível mas não é fácil, porque a tendência natural vai para o golpe único e para o encher da boca, já que não estamos a falar de cães que caçam à vista. Poder-se-á se o animal a condicionar for portador de um forte impulso ao conhecimento e tiver como objectivo mais agradar ao seu treinador que deleitar-se nas capturas. E para que nisso se mantenha, sempre irá necessitar de reavivamento uma vez que essa arremetida é-lhe artificial.
É importante não confundir a prestação de uma “costureirinha” com a de um cão medroso ou cobarde, o que infelizmente acontece amiúde, muitas vezes para salvar a pele e enganar papalvos, quando se vendeu um cão de má qualidade ou se isentou outro do trabalho contratado. Uma costureirinha (usamos o substantivo no feminino porque à excepção do Fila de S. Miguel e do Malinois poucos machos doutras raças alcançam esse desempenho) é um animal seguro e não medroso, não apresenta qualquer problema de sociabilização seja com quem for (animal ou pessoa), ignora os convites alheios, não demonstra ser agressivo, é extraordinariamente protector quando necessário e passa desapercebido por dar a ideia de ser pacato. Contudo, depois de estudar o seu opositor, é extraordinariamente rápido nas suas arremetidas e sempre acaba por encontrar-lhe uma zona de entrada para o ferir, recuando nos contra-ataques e avançando aquando do seu desarme.
Que vantagens apresentam os cães que atacam assim? As principais vantagens apontam para a sua salvaguarda, porque no combate corpo a corpo dificilmente são agarrados ou se deixarão agarrar. Por outro lado, o carácter imprevisível e a velocidade dos seus ataques impedem normalmente a sua defesa pronta e adequada. Do ponto de vista operacional, porque são também cães de derrube, são os ideais para a perseguição e captura de suspeitos, considerando a sua presumível inocência. Também enquanto cães policiais destinados à manutenção da ordem pública, porque ao não se fixarem num só golpe podem, quando atrelados, varrer uma frente de vários insurrectos protegendo assim o seu condutor.
Voltaremos a esta temática quando julgarmos oportuno ou quando alguém o solicitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário