sexta-feira, 23 de maio de 2014

META DIÁRIA PARA GARANTIR O SUCESSO

Muito do insucesso pedagógico canino deve-se à má qualidade dos instrutores cinotécnicos, ao seu despreparo e desinteresse pelos binómios que lhes são confiados, o que nos tempos que correm pode-lhes ser fatal, porque o dinheiro não abunda, a paciência já teve melhores dias e a saturação acontece mais cedo. Hoje como sempre, lembrando as famigeradas “obras de Santa Engrácia”, que duraram mais de dois séculos, grande número de “instrutores” não estabelece planos de aula e banaliza o seu trabalho, agarrando-se a rotinas que desprezam a individualidade de cada conjunto homem-cão, como se cada um não fosse diferente e todos desnecessitassem de vitórias. Esse mau hábito de deixar andar, de esperar que aconteça e de deitar mão ao improviso, está tão enraizado entre nós que quase não damos por ele. E se acontecesse só na cinotecnia, melhor estaria Portugal. Ainda que as aulas possam ser colectivas, com todos os binómios a trabalhar em conjunto, há que reservar um momento para cada um deles, dedicado ao seu particular e progresso, para que ninguém fique esquecido, todos saiam vitoriosos das aulas e regressem mais animados. Assim, cada aula deverá obedecer a um plano previamente definido, onde para além do cronograma das actividades, do trabalho geral, dos conteúdos de ensino a ministrar, das metas e objectivos, deverá constar também um espaço reservado ao trabalho específico, visando o crescimento individual de cada binómio. A relação entre o instrutor e o instruendo é baseada sobretudo na confiança e ela cresce ao ritmo do acompanhamento dispensado. Para que o desinteresse não grasse nas classes, é indispensável que todos alcancem as suas metas diárias, condição que lhes garantirá o sucesso no adestramento.

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