quarta-feira, 7 de agosto de 2013

AGRADECIMENTO DE UM EX-ALUNO

O Email que a seguir transcrevemos na íntegra (apenas formatámos o texto), é de um ex-aluno da Escola. Esta publicação não se prende com o seu carácter elogioso, antes com a transmissão daquilo que sempre pretendemos legar. Não adiantamos a identidade do autor porque não o consultámos para isso, muito embora nos pareça que nada teria a obstar.
Olá
Sempre fui um apreciador e amigo da raça canina, sem ser grande estudioso, e em Dezembro de 2003 adquiri um Dogo Argentino, por influência, ocasião, graça, gosto, dissemelhança e também “ignorância”. O gosto pelos cães e a possibilidade de ter um fez-me adquirir um cão apesar de não ser propriamente o desejo da minha esposa que tinha medo da espécie canina, fosse grande ou pequeno. Por aconselhamento do criador e também por curiosidade própria frequentei durante 1 ano uma escola para cães, na minha opinião para os donos dos cães. A escola aconselhada, ACENDURA BRAVA, ficava perto de minha casa, o que era óptimo. O seu proprietário, SENHOR João Garrido foi um excelente professor naquilo que dizia respeito a cães mas, foi a sua mestria no entendimento do comportamento humano e na sua relação com o animal cão que mais me surpreendeu. Sendo um homem de linguagem e franqueza directa era tolerado por uns e odiado por outros. Para mim era a pessoa certa pelo facto de gostar de pessoas francas e directas, sem rodeios e falsas modéstias. Muito aprendi sobre as raças canina e humana naquela escola. Infelizmente, em Março deste ano, após vários problemas de saúde o meu amigo faleceu, repentinamente. Nunca na vida me passou sequer pela imaginação que o sofrimento de perda de um cão fosse tão doloroso, ver as suas fotos ou qualquer outro acto de recordação é demasiado doloroso. Apesar de considerado um cão potencialmente perigoso nunca houve qualquer acto óbvio da sua parte que o demonstrasse, não sei se o seu comportamento obediente, amigo e submisso se devia ao seu carácter, à escola ou à sua convivência humana, porventura foi o conjunto de tudo. Para quem nunca teve um cão torna-se difícil compreender mas posso dizer que senti e presenciei muitos actos de comportamento e comunicação canina inteligente por parte do meu cão, actos que não eram obviamente de comportamento condicionado. A actual investigação animal está a chegar à conclusão que os animais são muito mais inteligentes do que se pensava pelo simples facto de que nós próprios estamos menos condicionados pelos preconceitos. 
Não sei o que é feito do Sr. João Garrido, após 8 anos sem o ver perdi o seu contacto e a escola que conheci já não existe, de qualquer forma deixo aqui o meu agradecimento por tudo o que aprendi com ele.
Cumprimentos, (…)

Sem comentários:

Enviar um comentário