sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CACHORROS GIGANTES E MUITO ANGULADOS NO 1º CICLO ESCOLAR

Nos dois primeiros ciclos escolares infantis, respectivamente dos 4 aos 6 e dos 6 aos 8 meses de idade dos cachorros, damos maior enfase à ginástica e à correcção morfológica do que a qualquer disciplina cinotécnica propriamente dita, porque importa aproveitar a fase plástica (física e cognitiva) que atravessam, para que cresçam robustos, bem aprumados e ávidos de novos desafios. Servimo-nos para isso do “Perímetro Exterior” da Pista Táctica, onde temos dispostos os obstáculos mais simples de cada grupo, que funcionam como introdutores aos demais. Para além deles, ainda faz parte do mesmo “perímetro” um aparelho corrector: o Extensor de Solo. Com o decorrer do tempo e de acordo com o crescimento dos cães, o “perímetro Exterior” irá acabar como percurso de aquecimento ou de manutenção.
Após a maturidade sexual, que acontece por volta dos 7 meses em média, deseja-se que todos os cachorros já consigam levar de vencida a totalidade dos obstáculos constantes do “Perímetro Exterior”, considerando o Quadro de Crescimento Funcional e os salutares indíces atléticos exegíveis, desejo muitas vezes impossível diante de cachorros muito grandes ou demasiado angulados. Há que haver um cuidado especial com eles, para que não contraiam lesões esporádicas ou permanentes que venham a comprometer o seu futuro bem-estar, saúde e desempenho. Os cachorros com um desenvolvimento acima da sua tabela de crescimento são naturalmente trôpegos e levam mais tempo a equilibrar-se, quando comparados com outros da mesma idade e com valores sensíveis aos indicados, delonga que poderá estender-se por mais 60 dias. Passa-se o mesmo com os cachorros rectangulares muito angulados, já que os seus membros anteriores estarão sujeitos a maior esforço, podendo inclusive sofrer desaprumos ou outro tipo de incapacidade. Nestes casos, e pelo menos até aos 6 meses de idade, aconselha-se que os cachorros apenas façam a Mesa Alemã e as barreiras de 20 e 40cm, devendo os restantes obstáculos ser substituídos pelo recurso ao “Junto”, tanto doméstico quanto escolar. Ao mesmo tempo, não é desejável sobrecarregá-los com comandos de imobilização, mas sim tirar partido dos direccionais que carregam ânimo e reforçam a cumplicidade.  

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