segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Como proceder?

Esta rubrica tem como objectivo testar o seu conhecimento sobre o mundo do adestramento. Apresentamos-lhe a situação de três cachorros do 1º Ciclo Escolar, com idades compreendidas entre 4 e os 6 meses, quando convidados a transpor a Passerelle pela primeira vez. Todos eles possuíam a robustez necessária para o exercício, mas comportaram-se de maneira diferente, obrigando a procedimentos diversos. Todos pertenciam à mesma raça. Passemos à descrição dos casos:

1º. Caso: o do cachorro que executou o obstáculo aceleradamente.
Inesperadamente, este cachorro não resistiu ao obstáculo, fazendo-o de modo acelerado e sem intentar sair dele. Apesar da novidade e da surpresa do seu condutor.
2º. Caso: o do cachorro que só resistia à entrada do obstáculo.
Depois de várias tentativas, este cachorro continuava a resistir na entrada do obstáculo, jogando-se para trás e tentando invalidar a ordem. Não apresentava dificuldades de equilíbrio, evoluindo naturalmente no tabuleiro central e na rampa descendente. A resistência sempre foi acompanhada por um rosnar pouco gutural.
3º. Caso: o do cachorro que se encostava ao condutor no tabuleiro central.
Este cachorro subia e descia sem dificuldades, apoiando-se apenas no condutor por ocasião do tabuleiro central, apesar do seu desempenho ser lento e necessitar de alinhamento constante, em qualquer uma das partes do obstáculo.

Face ao exposto, pergunta-se:
a) Eventualmente, qual dos 3 cachorros estaria melhor no “Junto”?
b) Em qual deles o medo era evidente?
c) Qual dos cachorros tinha menos vínculos afectivos com o seu condutor?
d) Como procederia com o cão do 3º caso?
e) Deveria algum ter sido repreendido? Qual?
f) Qual dos cachorros teria o carácter mais sólido?
g) De acordo com o que se fez saber, na sua opinião, as diferentes prestações ficaram a dever-se a quê?

Se precisar de maiores esclarecimentos ou quiser confrontar as suas respostas, envie os seus comentários para este Blog. Prometemos responder dentro da maior brevidade possível.

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