No Domingo o tempo levantou, ainda que envergonhado, o sol lá foi aparecendo. E porque o Treinador em Exercício se atrasou, o Monitor Zé Gabriel tomou a classe a seu cargo, dirigindo-a no aquecimento e no círculo de obediência. A classe respondeu afirmativamente e o trabalho não sofreu atrasos. Este é o espírito da Acendura Brava e nisto está de parabéns o condutor do Master. O Plano de Aula assentou sobre os diferentes automatismos direccionais e deu-se preferência à condução dinâmica sobre obstáculos. A obediência não foi esquecida e a indução ofensiva fez-se presente.
Foram vários os voluntários para o fato, nota de destaque para a Ana Pinto e para o Paulo da Diva, muito embora o Filipe e o Virgílio não defraudassem. O Paulo viveu alguns anos na Suiça, foi lá segurança e hoje mora no Cabeço de Montachique. Daqui a uns meses será pai pela segunda vez, a Fátima anda eufórica e ele não esconde a alegria. Homem acostumado à dureza da vida, calmo por natureza e parco de palavras, nunca se viu em tais “assados”. Apesar da manobra ser destinada aos cachorros, e porque é de indução, o Loki, o Master e o Pascoalito estiveram presentes, fazendo jus à idade e enaltecendo os seus pergaminhos. Apesar da novidade, o Paulo aguentou-se conforme pode, mostrou-se valente e disponível para outras ocasiões. Parabéns Paulo, o Loki adora-te, o Master não se esquece de ti, o Pascoalito espera ver-te e os cachorros agradecem. Assim terminaram os trabalhos matinais. A Princesa, a Pescadinha, a Sofia e o Bruno não participaram neles, mas apresentaram-se para o turno da tarde.
Depois de almoço rumámos a Stº Estêvão das Galés e ao Rogel, tirando partido das encostas e da estrada pouco movimentada. Ali treinámos comandos à distância, diferentes evoluções e algumas manobras de sociabilização animal, usufruindo da novidade do ecossistema e da florida paisagem primaveril. Aproveitámos o tempo para a habitual reportagem fotográfica. Nunca tivemos tantos fotógrafos de serviço. Apesar do número das “chapas”, apenas editamos algumas, aquelas que no nosso entendimento, nos pareceram as melhores.
A Zara está mais atlética e portou-se bem na Escola. Continua com dificuldades no “quieto”, leva tudo para a brincadeira e adora ludibriar a dona. O Teddy sofre horrores e morre de amores por qualquer cadela. Ambos denotam ausência de condicionamento e desprezo pelo princípio pedagógico da sobrecarga. A Escola está aberta 365 dias por ano. Estranhamente, será que a Sofia está a perder qualidades? A Bonna está com algumas dificuldades na obediência, mostrando-se instável e por vezes receosa. O Pipo recomenda-se e o Pepe tem estatuto próprio.
Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Ana/Loki, Bruno/Pepe, Elisabete/Isis, Filipe/Jürgen, Maria/Mc, Paulo/Diva, Pescadinha/Teddy, Princesa/Pipo, Rita/Zara, Rui Santos/Red, Sofia/Bonna, Virgílio/Pascoalito e Zé Gabriel/Master. Sentimos a falta do Tiago e do Rex, do Carlos e do Tot.
Sem comentários:
Enviar um comentário