segunda-feira, 15 de outubro de 2018

VIENA: PARA ALÉM DO DANÚBIO E DAS VALSAS

É impossível dizer que se conhece a Europa sem conhecer Viena, a capital austríaca, que para além do banho cultural que oferece, do Danúbio, da arquitectura clássica e de vanguarda, dos múltiplos e sumptuosos palácios, dos românticos jardins, das valsas e dos concertos por toda a parte, é acima de tudo uma cidade apostada na paz social e na protecção dos seus cidadãos, não hesitando em imputar pesadas penas ou coimas a quem atentar contra estes propósitos.
Após o ataque mortal de um Rottweiler sobre um bebé de 17 meses de idade que aconteceu na cidade, crime da responsabilidade do dono do animal que o deixou escapar por estar bêbado, Viena reforçou as obrigações dos donos dos cães e pretende implementar outras mais. Entre elas está a introdução do limite de álcool, a aplicar aos proprietários e condutores dos cães considerados de raça perigosa, que não poderão ter mais de 0,5 ml de álcool no sangue e que virão a ser objecto de fiscalização pela polícia (a multa para os prevaricadores será no mínimo de 1.000€ / 4.338 Reais Brasileiros).
Outra das medidas que a administração da cidade pretende implementar, como medida adicional, é a emissão de uma licença para os manipuladores de cães por tempo limitado, licença que será caçada logo que algum destes animais saia à rua sem açaime. Para além da multa aplicar (1.000€), o cão será imediatamente confiscado pelas autoridades.
ULLI SIMA (na foto abaixo), do Partido Social Democrata austríaco (SPÖ) e Conselheira da Cidade de Viena esclarece qual objectivo que a cidade tem em mente e que ela mesmo preconiza: “O meu objetivo é fazer todo o possível para proteger as pessoas e especialmente as crianças nesta cidade de incidentes com cães e por isso que acordámos com a polícia novas formas de actuação”.
Tivemos conhecimento desta situação através da revista alemã on-line STERN, que adiantou ainda não haver na Alemanha regras especiais para os donos dos cães. Quando ao Rottweiler que matou a criança de 17 meses, pelos relatos dos media austríacos, acabou por ser abatido.
Não tenho dúvidas ao afirmar que, até à presente data, as medidas relativas aos cães a implementar pelas autoridades de Viena são as que melhor protegem as crianças, os deficientes e os idosos, primeiras vítimas dos ataques caninos, que a eficácia destas medidas é tanto maior quanto uma maior for a responsabilização dos donos. Viena está de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário