quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CÂMERAS K9

Os cães das polícias dos Estados Unidos, que sempre ajudaram os seus homólogos humanos através dos seus sentidos, estão agora a receber o seu próprio backup, a transportar câmeras de vídeo ao vivo, dispositivos que carregam num colete e que transmitem imagens para a tela de um manipulador, possivelmente colocada no seu pulso ou ao redor do pescoço, avanço tecnológico que permite aos agentes policiais uma melhor avaliação das situações antes de entrarem em acção. Estas chamadas “Câmeras K9” começaram a ganhar força nos diversos departamentos policiais há 10 anos atrás, depois do seu sucesso nas forças armadas norte-americanas. Shawn Gore, polícia K-9 em Portland, Oregon, aludindo às vantagens desta nova tecnologia e estratégia, descreve uma delas: “Se tivermos um encontro muito próximo com pessoas armadas, isso não será bom para ninguém. Se podermos ganhar distância, isso dar-nos-á muitas opções para negociar e reduzir a escalada”.
David Ferland, director executivo da Canine Association, um programa de adestramento para cães policiais, disse que os departamentos usam geralmente as câmeras quando os cães saem na procura de suspeitos, pessoas desaparecidas ou explosivos, para a segurança do cão e recolha de informações. Ferland não tem estatísticas, mas suspeita que menos de 5% das forças policiais usam estas câmeras, atribuindo isso ao facto de serem muito caras, já que o seu preço oscila entre os 6.000 e os 20.000 dólares, segundo adiantou. De acordo com a mesma fonte, algumas academias K-9 já estão a treinar cães com coletes e câmeras para que os animais se acostumem com elas.
As forças da lei adquirem geralmente estas câmeras através de doações ou do confisco do dinheiro resultante da apreensão de drogas, que é exactamente o que sucede em Portland, onde o Departamento de Polícia já usa 10 “Câmeras K9” desde 2012 e está em vias de obter mais, custando-lhe cada uma cerca de 20.000 dólares. A Tactical Electronics, que começou a fabricar câmeras K-9 em 2006, já vendeu entre 5.000 e 6.000 para as forças policiais e militares em todo o mundo,  segundo adiantou Addie Ventris, director de marketing da empresa. Em Wisconsin, o Departamento de Polícia de Muskego comprou recentemente a sua primeira câmera para o seu cão Sirius, segundo fez saber o agente K-9 Shawn Diedrich, que disse ainda: “Ser capaz de obter um layout de uma área, seja na floresta, numa casa ou onde for, possibilitará aos polícias entrar nesses ambientes com maior segurança”. Acontece na América, não deixará de acontecer por cá.

Sem comentários:

Enviar um comentário