terça-feira, 2 de outubro de 2018

THOMAS BLOCK E O “CÃO NO PEDESTAL”

Provavelmente os nossos leitores nunca ouviram falar de THOMAS BLOCK, um ilustre jornalista berlinense para mim também desconhecido, que me chamou à atenção num editorial que escreveu e que foi publicado anteontem no jornal diário alemão SÜDWEST PRESSE, intitulado “HUND AUF DEM SOCKEL” (CÃO NO PEDESTAL), onde avalia a relação dos alemães com os seus cães, editorial que vale a pena ler em https://www.swp.de/hund-auf-dem-sockel-26856358.html, porque a realidade alemã nesta matéria não difere muito da nossa e a análise feita por Block é acutilante, reveladora, induz-nos à reflexão e à razão.
Como indicámos acima onde ler o editorial em questão, vamos apenas sintetizá-lo e destacar as partes que nos pareceram mais importantes. A introdução do editorial é magistral ao contrapor a correcção, a ordem e a objectividade teutónicas com o relacionamento (quase irracional) que os alemães têm com os sus animais de estimação, porquanto “o animal de estimação está (para os alemães) nalgum lugar entre o homem e o santo”. Na denúncia da mesma irracionalidade e estranheza, Block adianta que em breve “haverá mais clubes de abrigos de gatos do que abrigos para os sem-tecto”.
O exagerado cuidado com o bem-estar dos animais, tem tomado conta das pessoas, levando-as ao individualismo, à alteração de hábitos que desvaloriza a família e que leva ao vazio provocado pela falta de relacionamento interpessoal. Block termina dizendo que “Não há nada contra o facto de que um alemão correto, ordenado e factual tenha uma saída emocional - desde que não prejudique nem os seres humanos nem os animais”, num claro apelo à objectividade. Lá como cá, não faltam radicais que aperfilham a máxima: “quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais!”. Gostar de animais deverá servir para unir os homens e torná-los solidários, não para endeusar animais e aumentar a indiferença pela humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário