terça-feira, 23 de outubro de 2018

UM SÁBADO ATAREFADO

No passado Sábado entregámo-nos a múltiplas tarefas, abrangendo as áreas da obediência, ginástica e guarda, actividades que desenvolvemos em espaços urbanos, privados e particulares. Começámos por adaptar os cães presentes a alguns desafios citadinos e familiarizámo-los a escadas rolantes e elevadores. Nas primeiras, os cães fizeram-nas ao lado do dono, atrás, à frente e em sentido contrário e, nos elevadores, sentados e quietos ao lodo dos seus donos.
Vencidas estas primeiras metas e em ambiente mais recatado e seguro, procedemos ao melhoramento do comando de “aqui”, um dos mais importantes e indispensáveis da disciplina de obediência. Como importava melhorar a cumplicidade binomial para a obtenção do citado comando, o adestrador viu-se obrigado a “arregaçar as mangas” e a explicar a importância da voz e da postura corporal no adestramento e no melhoramento das respostas pavlovianas.
Os binómios foram dispostos em círculo para o efeito, ocupando o lugar uns dos outros após cada chamamento, operando em simultâneo para reforço do comando a melhorar e evitar distracções desnecessárias.
À sombra, com melhores emissores e com direito à recompensa, os cães melhoraram a s suas prestações. Na foto seguinte podemos ver a Carla Leitão a recompensar o CPA Capo, que no início  dos trabalhos se manifestou desinteressado e resistente ao comando.
Depois improvisámos um slalom de varas curtas sobre um relvado, pormenor que obrigou os binómios a maior acuidade técnica, ainda que o objectivo não fosse a melhoria das performances animais, mas reforçar a liderança pelas constantes mudanças de direcção solicitadas aos cães. Na foto abaixo podemos ver o binómio Paulo/Bohr a iniciar a sua prestação.
O binómio Svetlana/Zeus venceu as tarefas urbanas e os exercícios indicados com facilidade e rara beleza. O Zeus está a desenvolver índices atléticos inesperados, mostrando-se agradado e feliz quando convidado para exercícios de ginástica, o que veio também a acontecer no slalom, conforme podemos ver a seguir.
Quanto ao binómio Carla/Capo, o que apresentou maiores dificuldades no slalom, há que recordar que o CPA passou a semana sem trabalhar, somente a correr com os outros cães lá de casa e a deliciar-se com o canto dos passarinhos que ainda ecoa pelos campos.
Procedemos em seguida à indução ofensiva e à formação em alas, onde o Paulo aprendeu duas grandes lições: que o Bohr sabe usar a boca e que debaixo de indução nem o dono poupa, o que realça a importância do reconhecimento da voz (de falar) antes da abordagem canina, para que o cão reconheça o dono e não o entenda como intruso abrupto e inesperado (a mão direita do cão terá eventualmente causado algum dolo).
O Zeus mostrou-se decidido e cirúrgico nas capturas e varrimentos, apesar de oriundo de linhas de shows de conformação, predisposição para ele extraordinária e que se deve à aplicação e querer da sua condutora, que se entrega ao trabalho de “alma e coração”.
A Carla Leitão estreou-se no “passarinho” e os cães presentes mostraram-se comovidos com aquele frágil pardalitos, tudo fazendo para não o depenar e amassar. Pela disponibilidade e valentia demonstradas está a Carla de parabéns.
A Maggie, a Bull Terrier branca do nosso encanto, continua a causar graves problemas na defesa dos seus ataques, que são rápidos e avassaladores. O recurso ao fato de ataque torna-se urgente por duas razões: para melhorar as performances do animal e melhor proteger os agressores.
Não obstante, já está a aprender a desarmar agressores munidos de moca, treino que futuramente possibilitar-lhe-á o desarme de outro tipo de armas usadas por ladrões e delinquentes. Matriarca da matilha funcional da sua casa, a Maggie tem sido um exemplo seguro para os CPA’s que acolheu.
Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Carla/Capo, Paulo/Bohr e Svetlana/Zeus. A fotografia esteve a cargo do José António, o adestrador fez-se presente e ainda contámos com a colaboração do João Mendonça e do Manuel Leitão, para além da presença do Pedro Mendonça, um pequenino perspicaz de alma grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário