quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O CNSAS APROVOU 12 NOVOS BINÓMIOS PARA RESGATE ALPINO

Dos 33 binómios de 14 regiões italianas que este ano se fizeram presentes em BARDONECCHIA, para o 30º CURSO NACIONAL DE RESGATE ALPINO, APENAS 12 FORAM APROVADOS pelo CORPO NAZIONALE SOCCORSO ALPINO E SPELEOLOGICO/ALPINE RESCUE (CNSAS).
Como atrás se disse, o curso teve lugar na comuna alpina italiana de BARDONNECHIA, que foi sede de alguns eventos dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, região de PIEMONTE e pertencente à Província italiana de TURIM.
Os primeiros dias foram dedicados aos cachorros até o ano de idade e aos cães já aprovados, enquanto na última quinta entraram em acção os submetidos à aprovação para a realização das operações.
Os cães e seus condutores foram submetidos a uma série de testes referentes ao manuseio em terrenos técnicos, incluindo rapel de corda dupla numa parede vertical (na foto seguinte). Também foi dado amplo espaço à simulação das operações de busca, nas quais as Unidades Cinotécnicas deverão desenvolver uma estratégia operacional comum que garanta a perfeita harmonia binomial para tornar cada busca eficaz e eficiente, salvando uma vida.
O Serviço de Resgate em Montanha de Itália, o mesmo que aprovou os cães para o resgate em montanha, é um provedor do CNSAS (agência nacional de socorro alpino e espeleológico) que oferece operações nacionais de busca, resgate em montanhas e em terrenos difíceis, em estreita cooperação com o MEDICAL AIR RESCUE SERVICE 118, com a equipa do METEOMONT (1), com a POLÍCIA e com o EXÉRCITO, através do número de telefone 112 - serviço de emergência integrado segundo o padrão da UE . As principais missões que desenvolve são: BUSCA E SALVAMENTO, RESPOSTA A AVALANCHES, PRIMEIROS SOCORROS, VIGILÂNCIA DE ÁREAS MONTANHOSAS, PREVENÇÃO DE ACIDENTES e SEGURANÇA PÚBLICA.
Saúda-se este esforço e espera-se que para o próximo ano mais cães sejam aprovados nesta especialidade de socorro cuja necessidade ninguém nega e muito menos a sua utilidade.
(1)O Meteomont é um serviço meteorológico italiano, responsável pela busca e salvamento, avaliação do risco de avalanche, pelo alerta antecipado de avalanches e pela avaliação das condições de neve nas montanhas em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário