domingo, 28 de outubro de 2018

MOVIMENTO CUMPLICIDADE E EVASÃO

Com o duplo objectivo de reforçar a liderança e proceder ao controlo dos cães, convidámos os binómios presentes este Sábado para uma brincadeira que tinha tanto de gincana como de agility, tendo como metas a cumplicidade binomial e a criação de momentos de evasão. Na foto cimeira deste texto podemos ver o binómio Paulo/Bohr a saltar uma pequena sebe natural, com o cão perfeitamente à vontade e o seu condutor bastante atrapalhado. Apesar não ser visível na foto seguinte, onde o binómio Svetlana/Zeus aparece a vencer o pequeno obstáculo com relativa facilidade, a condutora, por tardar em travar o seu companheiro de quatro patas, acabou estatelada no chão com grande e injustificado alarido.
Quando não se consegue controlar a velocidade de um cão com ele atrelado, como será possível refreá-lo quando se encontrar a correr solto? Apostados em alertar e treinar os condutores para essa incumbência, convidámo-los a passar em corrida por debaixo dum outdoor conjuntamente com os seus cães. A atrapalhação do Paulo é visível e é-o por duas razões: porque não consegue travar o cão atempadamente e encontra-se duro de rins, lembrando o “SAPO COCAS” a esquivar-se da “MISS PIG”.
A Svetlana não apresentou dificuldades com o Zeus na passagem do outdoor, o que muito nos alegrou, porque não estávamos apostados que ali batesse com a cabeça, apesar de se ouvir dizer que “não há duas sem três”. A nosso ver e para alguma tristeza nossa, que damos tudo quanto temos, estes dois binómios ainda não podem ser considerados operacionalmente aptos, porque os seus condutores tardam em absorver os automatismos, são lerdos nos raciocínios e apresentam uma sofrível disponibilidade física, insuficiências que poderão ser vencidas facilmente com uma maior aplicação. Quanto aos cães não há reparos a fazer.
No final, para reforço do carácter dos cães e como preparação para os obstáculos de projecção negativa, convidámos os cães para saltar as tábuas de dois baloiços com eles imobilizados. Somente o Bohr conseguiu vencer o desafio, não fazendo mais do que a sua obrigação atendendo à carga horária de que tem sido alvo. O Zeus não o ultrapassou por erros técnicos anteriores e pelo peso da novidade.
Participaram nos trabalhos os binómios Paulo/Bohr e Svetlana/Zeus. A Carla pôs os cães em “banho-maria” enquanto fazia compras e recebia familiares em casa. Participaram nos trabalhos os 3 Mendonças do costume: o Afonso, o João e o Tomás. O benjamim dos Mendonças, o Pedro, não esteve presente e sentimos a sua falta.
O treino foi realizado de tarde e debaixo de nortada, com ventos gélidos e desagradáveis, próprios da frente polar que está a atingir o nosso território continental. Para a semana não sabemos que tempo teremos pela frente, o que para o caso pouco  importa, porque os desafios agradam-nos. Desejamos um resto de fim-de-semana agradável para leitores e alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário