quinta-feira, 9 de abril de 2020

EM TERRA DE CEGOS QUEM TEM OLHO É REI!

Curso online para cães? Isso agora é também possível! A escola suíça de cães de St. Gallen, Blickwinkel, teve que fechar temporariamente as suas instalações devido ao coronavírus e agora a sua proprietária centra a sua atenção nas aulas online. “Tal como para muitas pequenas empresas como a minha, o bloqueio foi um choque, tanto para mim como para a minha escola de cães", diz Sandra Guggisberg, da Degersheim SG. A treinadora de cães é a directora administrativa da escola de cães Blickwinkel, que opera em toda a zona leste da Suíça. Por causa do coronavírus, ela viu-se obrigada cancelar todas as sessões de treino. Mas a necessidade faz com que fosse criativa e agora Guggisberg oferece treino online para os donos de cães.
"Durante a aula teórica, os cães sentam-se com os seus donos em frente à webcam", diz a treinadora de cães. Cerca de 30 donos de cães já estão a participar na escola online. "Toda a gente está empolgada com esta oferta e satisfeita com a mudança", diz Guggisberg. Até pessoas de Aargau e Graubünden estão agora a participar. No começo, a directora administrativa estava céptica quanto à ideia de uma escola canina online. Ela duvidava que o treino de cães através da tela pudesse funcionar. "Mas a necessidade de sobrevivência obrigou-me a mudar para o treino on-line interactivo", diz Guggisberg (a menina só agora percebeu que o treino canino passa primeiro pelos donos!).
A treinadora de cães não se arrepende da decisão, pelo contrário: "Podemos abordar aspectos com os cães online que são quase impossíveis nas aulas ao vivo", disse. Na escola de cães, os amigos de quatro patas estão num lugar estranho, mas frente à webcam estão no seu território. "Você também pode deixar o cão sozinho na sala nas aulas online e ver como ele reage sem a presença do seu proprietário", disse a adestradora. Devido à separação física dos donos, eles podem avaliar melhor o comportamento dos seus cães e ajustar o treino de acordo com a necessidade. Segundo Guggisberg, isso acaba por tornar o seu modo de trabalhar mais eficiente, já que os proprietários caninos também alcançam mais rapidamente as metas do condicionamento no seu próprio ambiente.
Nas suas aulas online, Guggisberg oferece várias hipóteses de treino canino que incluem treino individual, em grupo e para cachorros. Esta escola canina estende-se ainda por outras áreas e dá cursos de degustação e recall na Internet. Ao que tudo indica, a procura desta escola aumentará depois da Páscoa, já que qualquer dono de cão pode participar nas suas aulas. Costuma-se dizer que “em terra de cegos quem tem olho é rei” e foi isso que Sandra Guggisberg bem depressa percebeu! Não tenho dúvidas quanto ao alto número de pessoas que se irão inscrever nesta escola, duvido é que mantenham a sua inscrição por muito tempo. Todavia, a experiência é válida e pode ser melhorada.
PS: Não sei porquê, mas a avaliar pelas armas de St. Gallen, algo me diz que devia geminar-se com as Caldas da Rainha.

Sem comentários:

Enviar um comentário