sábado, 6 de novembro de 2021

VOR DER KASERNE/ VOR EINEM GROßEN TOR/STAND EINE LATERNE…

 

Com o passar dos anos vivemos num contínuo flashback, vêm-nos à memória acontecimentos passados com maior rapidez do que os imediatos ou recentes, que fácil e fatidicamente acabamos por esquecer. Eu encontro-me nesta fase e o meu teimoso recordar abrange também as melodias musicais que me acompanharam em certos momentos da vida. Ontem, no final do treino, para que servisse de registo do trabalho efectuado, pedi aos dois binómios presentes que tirassem uma foto debaixo de um candeeiro público. Ao olhar para aquela luz ténue, dei por mim a cantarolar: “Vor der Kaserne/Vor dem großen Tor/Stand eine Laterne…”, a canção LILI MARLENE, escrita por outro João em 1915, HANS LEIP, mais tarde publicada como “DAS LIED EINES JUNGEN SOLDATEN AUF DER WACHT” e musicada em 1938 por NORBERT SCHULTZE, canção que ficou famosa na II Guerra Mundial e que imortalizou MARLENE DIETRICH. Um velho candeeiro sujo e gasto activou-me os afectos e, de um momento para o outro, acalentou-me a alma e “derreteu”o frio que me rodeava. Quanto ao trabalho, incidiu sobre a obediência linear e os binómios foram o Carlos com o Oliver e a Leonor com a Cookie.

Sem comentários:

Enviar um comentário