terça-feira, 3 de setembro de 2019

OS CHINESES NÃO SE ACANHAM NEM SE ATRASAM

KUNXUN, o primeiro cão polícia chinês clonado, já completou o seu período de treino e ingressou oficialmente na Unidade Canina. Este cão foi clonado pela SINOGENE, uma empresa de biotecnologia de Pequim, a partir de uma cadela CPA de 7 anos chamada HUAHUANGMA, que continua ao serviço numa cidade limítrofe de YUANNAN. Huahuangma, que os chineses dizem excepcional, parece ter ajudado a solucionar 12 casos de assassinato e teria sido decisiva na solução de mais 20 casos de relevância criminal, contribuindo tudo para ser premiada em 2016 “por méritos de 1ª classe” pelo Ministério da Segurança Pública da China.
O treino de Kunxun aconteceu no famoso CENTRO DE CÃES POLÍCIAS DE KUMMING, de quem já falámos e que se situa no sudoeste da Província de Yunnan. Até aqui, a maioria dos cães destinados às acções policiais não era requisitada para procriação. A solução da clonagem, segundo os cientistas envolvidos, ajuda-os a copiar genes excelentes e a transmiti-los de geração em geração, o que reduzirá o tempo e os custos inerentes ao treino canino.
Em Setembro do ano transacto, os cientistas chineses começaram por cultivar células de Huahuangma a partir de alguns milímetros de amostras de pele. O conteúdo da célula somática foi então implantada num óvulo cujo núcleo foi removido. O embrião foi então transferido para uma Beagle que funcionou como “barriga de aluguer”. Segundo se consta, o ADN de Kunxun é 99% igual ao de Huahuangma.
Estaremos no alvor de uma nova era em que os cães serão todos iguais e com a mesma qualidade? Tudo aponta para isso - para os cães em série! Cavalos clonados na América do Sul já começam a ser muitos, será que também já cá temos gente clonada? Por este andar, desde que tenha “material”, qualquer pateta dará vida a um dos grandes assassinos da História da Humanidade! Eu acredito que a clonagem canina é uma solução válida e mais económica, mas tenho dúvidas que a humana venha a ser alguma vez bem-sucedida, talvez por ser céptico em relação às boas intenções dos homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário