domingo, 10 de fevereiro de 2019

QUE DURAÇÃO DEVERÁ TER UMA SESSÃO DE TREINO CANINA

Andam por aí uns entusiastas, que fazem dos seus estados de ânimo método e da sua ignorância ciência, promovidos a adestradores pelo azeite “Galo” ou por outro produto de prateleira dos supermercados, que sujeitam os cachorros que lhes são confiados a duros e abusivos treinos, a despeito do bem-estar dos animais e das expectativas dos donos, numa verdadeira “degola dos inocentes” pelo total desprezo dos mais elementares princípios pedagógicos, prática hedionda que a curto prazo levará à saturação e desinteresse de homens e cães, lançando os primeiros na confusão e os últimos na letargia, o que ao invés de fortalecer a unidade binomial pretendida, antes compromete pelo estoiro a indispensável cumplicidade interespécies. 
Para esclarecimento dos novos proprietários caninos ou daqueles que recentemente adquiriram cachorros, esclarece-se que o adestramento infantil, o que tem início aos 4 meses de idade dos animais, acontece pela transição tranquila da brincadeira para o trabalho (primeiro mais brincadeira e só depois mais trabalho), de acordo com a disponibilidade visível no seu desejo e expressões mímicas de afirmação – são os cachorros a dizer-nos quando avançar e não as expectativas ou fezadas de donos e treinadores! Por outro lado, há que considerar dois ciclos distintos no ensino dos cachorros: o primeiro que vai dos 4 para os 6 meses e um segundo que acontece dos 6 aos 8 meses. No primeiro ciclo a duração de cada sessão de treino é de 45 minutos e no segundo de 60 minutos.
O cronograma das sessões de treino no 1º CICLO ESCOLAR encontra-se assim dividido: 10 minutos de sociabilização inter pares, 5 minutos de descanso e supercompensação, 5 minutos de aquecimento, 5 minutos de trabalho geral; 10 minutos de descanso e supercompensação e 10 minutos de correcção morfológica, introdução a pequenos obstáculos, alcance lúdico de algumas figuras de obediência, etc., 45 MINUTOS SUBDIVIDIDOS EM 25 MINUTOS DE BRINCADEIRA E 20 DE TRABALHO ESPECÍFICO. No 2º CICLO ESCOLAR, o que abrange os cachorros que completaram o 1º Ciclo e que têm entre 6 a 8 meses, cada sessão de treino encontra-se assim subdividida: 10 minutos de sociabilização inter pares, 10 minutos de aquecimento, 10 minutos de descanso e supercompensação; 10 minutos de trabalho geral, 10 minutos de descanso e supercompensação e 10 minutos de aperfeiçoamento técnico e aquisição de novos conteúdos de ensino, 60 MINUTOS SUBDIVIDIDOS EM 30 MINUTOS DE BRINCADEIRA E 30 MINUTOS DE TRABALHO.
A partir dos 9 meses de idade, os cachorros poderão trabalhar em conjunto com os cães adultos em sessões de treino com uma duração de 90 minutos, com tempos iguais e intercalados de trabalho e descanso. Convém adiantar que a integração dos cachorros no trabalho com os cães adultos é de todo desejável, porque os cães aprendem uns com os outros, sendo este o método mais natural para a sua aprendizagem, que em simultâneo combate eficazmente a saturação (os cães são competitivos).
Como se depreende, outros apresentarão planos de aula diversos dos nossos, mas nenhum deles poderá ser considerado válido se levar à saturação e ao desinteresse dos cachorros, atropelos visíveis quando os animais rejeitam os estímulos/incentivos e só querem ver as escolas ou centros de treino caninos pelas costas. Cachorros assim tratados são lançados no desespero e afastados da cumplicidade, no que lembram burros a “tirar água à nora”, contudo com uma diferença: aos burros ainda tapavam os olhos para que não ficassem tontos!

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