segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

PRIDE OF RUSSIA E PRATA DA CASA

Dedicámos as aulas do passado Sábado à técnica de condução, à condução dinâmica e a diferentes induções ofensivas, visando a efectividade das capturas e a celeridade nas perseguições (na foto acima podemos ver a pequena Doberman Lupa, agora com 5 meses numa perseguição). Estes trabalhos envolveram a participação de cachorros e cães. O cachorro CPA Bjorn mereceu especial atenção por carecer de maior equilíbrio e de não se agradar de escadas. Como se pode ver na foto seguinte, a aversão às escadas já foi ultrapassada.
Atendendo aos conteúdos de ensino a ministrar, era de esperar que o adestrador “não tivesse mãos a medir”, uma vez que se viu obrigado a conduzir todos os cães presentes em auxílio aos seus condutores. Na foto abaixo vemo-lo a conduzir, com segurança e êxito, o cachorro CPA Bjorn sobre uma vertical dupla (dobrada).
Todos os condutores caninos presentes na aula da semana anterior já melhoraram as suas performances atléticas, melhoria que lhes permitiu adiantar-se em relação aos cães na saída dos saltos, conforme é-lhes exigido nesta fase de instrução pela condução dinâmica, onde importa que os cães robusteçam o seu carácter pelas vitórias alcançadas, êxito que junto com a recompensa farão do trabalho uma experiência feliz. Na foto abaixo vemos a Svetlana a transpor com o Zeus uma vertical dupla, onde é visível o adiantamento desejável da condutora.
Apanhado “à meia-volta” para conduzir o CPA Bohr (o Paulo ainda se encontra coxinho), o Luis Carvalho prontificou-se a conduzir o lobeiro e fê-lo de alma e coração como atesta a foto seguinte, onde o seu empenho é inquestionável (até parece que voa!).
A Andreia e a Doberman Russa aplicaram-se com afinco ao trabalho, estando ambas a despertar para voos maiores, indícios que vão surgindo no decorrer das tarefas propostas. Também a menina já aprendeu a colocar-se na saída dos obstáculos, facilitando assim o bom desempenho da sua pequena mas fiel companheira.
O Afonso e a Doberman Lupa estiveram em grande destaque, porque o jovem parece ter nascido para a comunicação interespécies e a cachorra só gosta de apresentar serviço. Na ginástica não defraudaram e nas induções deram cartas.
A Sónia fez-se presente com Pastor Belga Groenendael Shane, animal nascido para saltar e correr, versátil e também próprio para o Agility. A adaptação do cão ao trabalho proposto foi praticamente automática, falta à dona maior experiência e traquejo, habilidade que irá adquirido com o aumento das sessões de treino.
A Pétia esteve também bem nas barreiras com o CPA Bjorn e este binómio robustece-se cada vez mais a cada dia que passa. Uma vez vencidas com naturalidade e segurança, as verticais de 60 cm têm-se constituído num excelente subsídio de musculação para o cachorro (vale a pena reparar no modo como projecta os seus anteriores).
Depois de darmos por concluídos os exercícios de condução dinâmica, passámos as induções defensivas e ofensivas, tirando partido do exemplo dos cães adultos para os cachorros, considerando que os presentes na classe se encontram na “idade da cópia”. Todos os cachorros reagiram satisfatoriamente e a Lupa, oriunda do Canil Russo “Pride of Russia”, surpreendeu todos os binómios presentes pela sua decisão e valentia. Adianta-se que todos os cachorros presentes não patenteiam problemas morfológico-estruturais.
Carenciado de encontrar o equilíbrio próprio prà sua idade, porque é um cachorro excepcionalmente grande, daqueles que raramente aparecem, o cachorro CPA Bjorn foi convidado para a travessia do tronco auxiliado pela sua dedicada dona. Por duas ou três vezes conseguiu fazer a travessia de ponta a ponta sem cair e no próximo fim-de-semana retomará o exercício.
O Bjorn teve como fila-guia neste trabalho o binómio Afonso/Lupa, que sem dificuldade e por várias ocasiões estimulou, pelo exemplo, as travessias do pequeno Pastor Alemão.
Surpreendentemente a temperatura subiu em flecha (parecia que estávamos no Verão), pormenor que nos obrigou a parar amiúde os trabalhos, para que os animais não viessem a ser vítimas de um golpe de calor durante a sua execução, o que apesar de tudo prejudicou o rendimento dos mais novos e mais escuros.
Da parte da tarde, exceptuando o binómio Pétia/Bjorn, todos os restantes binómios foram para estágio, os cães para a sombra e a maior parte dos condutores para a pesca ao choco (ignora-se qual o produto da sua pescaria).
Quanto ao cachorro CPA Bjorn, foi almoçar junto com os donos a um pequeno restaurante com uma aprazível esplanada. Depois foi passear calmamente para uma feira de antiguidades para se sociabilizar e finalmente foi descansar à beira de um cais, vindo a adormecer ao lado da sua dona debaixo do piar das gaivotas. Quando acordou, já com a iluminação pública e a dos estabelecimentos comerciais acesa, foi surpreendido por um intruso de que não se agradou, avançando, rosnando-lhe e tentando enterrar-lhe os dentes, o que pôs a prata da casa em igualdade com o orgulho do estrangeiro.
Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Afonso/Lupa; Andreia/Russa; Luis/Bohr; Pétia/Bjorn; Sónia/Shane e Svetlana/Zeus. O adestrador conduziu todos os cães e serviu de figurante. Foram também figurantes os seguintes condutores: Afonso, Andreia, Luis e Sónia. Os fotógrafos-de-dia foram o Luis Carvalho, o Paulo Motrena e a Svetlana.
Para a semana, se encontrarmos condições climatéricas idênticas, para além da recapitulação dos exercícios até agora adiantados, esperam-nos grandes novidades e surpreendentes ecossistemas, aventuras de que iremos dar notícia. Boa semana para todos os nossos amigos e leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário